Início > 2o evec espaco virtual de discussao da engenharia de computacao tema ensino remoto na ec em
Data de publicação 23/12/2020 - 19:57 Atualizado em 23/12/2020 - 19:57
Por Manoel Carvalho Abreu

Save the Date: 21/12 (segunda) – 2o EVEC – Espaço Virtual de Discussão da Engenharia de Computação – Tema: Ensino remoto na EC em perspectiva: A experiência das AERE em 2020/1 e a projeção para 2020/2

Em função da pandemia, diferentes práticas acadêmicas precisaram ser repensadas, aproveitando-se dos avanços nas tecnologias da informação e comunicação. Um dos efeitos mais sensíveis foi a necessidade de implantação de metodologias alternativas de ensino, capazes de viabilizar aprendizagens significativas em cenários sem previsão de interação presencial entre docentes e discentes. Para aumentar a efetividade dessa implantação, além da preocupação com o planejamento dos componentes curriculares, ações de divulgação e sensibilização precisam ser implementadas em todos os contextos, buscando contemplar as especificidades das áreas.

O objetivo geral deste projeto é a criação de um espaço virtual de discussão mensal voltado à comunidade do curso de Engenharia de Computação da Unipampa, com foco no debate de temáticas associadas à implantação das atividades de ensino remoto emergenciais (AERE), sob a perspectiva de conceitos e práticas de Ensino de Engenharia. As atividades, denominadas Encontros Virtuais da Engenharia de Computação (EVEC), foram pensadas originalmente com duas horas de duração, para serem desenvolvidas de Setembro a Dezembro de 2020 pela coordenação do curso, com apoio do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE).

Eram previstas quatro atividades que incluiriam convidados conforme a temática escolhida previamente pela comunidade para o encontro mensal, com exceção do primeiro encontro que tratou dos desafios iniciais da implantação das AERE e da importância do autogerenciamento eficiente dos estudos pelos discentes. Apesar do sucesso do primeiro evento (https://www.youtube.com/watch?v=YHqPkU9OqbY&t=39s), entendeu-se que, pela quantidade de atividades concorrentes exigidas pela modalidade de ensino remoto, não seria efetivo o agendamento da segunda edição do EVEC durante o período letivo. Sobretudo pela constatação de que grande parte dos alunos optou por manter matrícula em vários componentes (mais de quatro), dificultando a conciliação com atividades extracurriculares.

Com base no exposto, optou-se por agendar o 2o EVEC para o primeiro dia útil após o final do semestre, ou seja, a próxima segunda-feira, dia 21/12. Além disso, ao contrário da primeira edição, atendendo a um dos pedidos dos alunos recebidos no formulário de avaliação do 1o EVEC, planejamentos a sua ocorrência mais tarde e de forma mais curta, das 21h às 22h.

O tema do evento também foi definido com base no feedback recebido: “Ensino remoto na EC em perspectiva: A experiência das AERE em 2020/1 e a projeção para 2020/2”. Serão abordados alguns dos assuntos sugeridos pelos alunos, com destaque para: Dificuldades de aprendizagem em atividades assíncronas; Metodologias para estudo em grupo; Avaliações e verificações dos alunos no estudo remoto; entre outros.

A atividade será dividida em:

Abertura: 5 min. (Coordenação);

Relatos de experiência sobre 2020/1: 15 min. (Convidados);

Discussão sobre os assuntos da pauta: 30 min. (Todos);

Perspectiva para 2020/2: 5 min. (Coordenação);

Encerramento: 5 min. (Todos).

LINK: https://meet.google.com/xzy-jvrz-ktf

Espera-se que a constituição deste espaço virtual de interação contribua para um melhor entendimento dos desafios e oportunidades dos processos de ensino-aprendizagem nascentes da implantação das AERE, diferenciados em relação aos convencionalmente observados no ensino presencial, fomentando a integração acadêmica de forma interdisciplinar e contextualizada, resultando em uma aprendizagem mais significativa e, por consequência, contribuindo com a redução nos índices de retenção e evasão. Além disso, almeja-se que o processo interativo com os discentes produza retroalimentação para aperfeiçoamento das metodologias adotadas nos componentes curriculares.