Início > Campus sao borja retoma projeto saude mental unipampa
Data de publicação 17/04/2024 - 18:37 Atualizado em: 17/04/2024 - 18:37 25 visualizações

Campus São Borja retoma Projeto Saúde Mental Unipampa

Atendimentos são individuais
Por Emanuelle Tronco Bueno

O Projeto Saúde Mental Unipampa, Campus São Borja, retorna com o serviço de atendimentos psicológicos individuais para a comunidade acadêmica. Os encontros são gratuitos. O trabalho de escuta e acolhimento está sendo realizado no “Cantinho do Acolhimento”, localizado na sala 2106, campus I. É um espaço que integra o projeto de Saúde Mental e tem uma estrutura especial de conforto para o acolhimento e escuta qualificada das pessoas que procuram o serviço. Além da professora, coordenadora do projeto e psicóloga, Juliana Rhoden, os atendimentos também serão realizados por mais quatro psicólogos: Elisângela Melo Floriano; Daniele Almeida Dornelles; Roberto Donichht; Paulo Onésio da Silva Júnior.

A forma como a comunidade acadêmica solicita o atendimento não mudou. Interessados devem preencher o formulário no Google Forms. Após preencher o documento, o candidato entra para a lista de espera. O atendimento é realizado por ordem de prioridade e disponibilidade de horário dos profissionais. Outras informações também estão disponíveis no Instagram @projetosaudementalunipampa.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o acolhimento procura responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica e, por isso, tem caráter pontual. Assim, pode se constituir em uma sessão de escuta/apoio dependendo de cada caso e, eventualmente, mais um ou dois atendimentos complementares. Desta forma, não são caracterizadas como sessões de terapia. O foco é em atendimentos breves e pontuais que buscam apoiar os estudantes no enfrentamento das dificuldades emocionais que afetam na vida acadêmica e pessoal para contribuir na melhoria do bem-estar no ambiente acadêmico. Em caso necessidade de encaminhamento, são discutidos entre o psicólogo e o estudante as possibilidades existentes de buscar outros serviços de atendimento psicológico na rede local do município.

O projeto de Saúde Mental da Unipampa, Campus São Borja, foi criado em 2019. Atualmente está registrado como Ações Sociais no Âmbito da Comunidade Acadêmica.