Início > Comite de etica em pesquisa recebe propostas para ingresso de suplentes
Data de publicação 11/12/2019 - 12:28 Atualizado em: 16/12/2019 - 09:25 628 visualizações

Comitê de Ética em Pesquisa recebe propostas para ingresso de suplentes

As manifestações de interesse podem ser feitas até dia 23 de dezembro
Por Franceli Couto Jorge

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está recebendo, até dia 23 de dezembro, propostas de interessados em integrar o Comitê como suplentes. São seis vagas disponíveis, preferencialmente, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Exatas e Ciências da Saúde.

Segundo o CEP, os candidatos devem atender os seguintes requisitos: ter disponibilidade em participar das reuniões mensais em Uruguaiana e apresentar documento de disponibilidade de acordo com as datas já definidas pelo calendário anual; analisar protocolos de pesquisa e elaborar pareceres de análise de ética, conforme as normativas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); apresentar interesse em questões éticas em pesquisa; desejável que tenha experiência como membro de CEP e ter disponibilidade de participar dos treinamentos do CEP Unipampa.

A participação no CEP é voluntária e não remunerada. Os membros do Comitê reúnem-se de forma ordinária mensalmente e, quando necessário, poderão ser convocados para reuniões extraordinárias, para análise de protocolo de pesquisa e emissão de pareceres, preferencialmente, na sede do CEP Unipampa, em Uruguaiana. Para a coordenação do CEP, é importante a participação de, pelo menos, um representante de cada campus, já que a formação do Comitê é muticampi.

Como se inscrever?

Os interessados em participar da seleção, que cumpram os requisitos, devem enviar o Currículo Lattes acompanhado da carta de interesse e de disponibilidade para comparecimento nas reuniões já agendadas para 2020 para o endereço eletrônico cep@unipampa.edu.br. Em 2020, os membros, caso sejam convocados, poderão participar das reuniões via Webconferência.

O que são os Comitês de Ética em Pesquisa?

Segundo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional da Saúde, “os CEP são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos”.

Para a Unipampa, a existência de um CEP qualifica e legitima a vocação institucional para a pesquisa. A Universidade possui, desde 2009, o Comitê de Ética em Pesquisa, vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que regulamenta, avalia e acompanha as pesquisas envolvendo seres humanos a fim de reservar os aspectos de adequação ética.