Início > Encontro de pesquisadores em historia da educacao inicia nesta quarta feira 5
Data de publicação 05/10/2016 - 09:13 Atualizado em: 10/10/2016 - 14:13 365 visualizações

Encontro de Pesquisadores em História da Educação inicia nesta quarta-feira, 5

O evento ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro no Campus Bagé
Por Franceli Couto Jorge

A partir desta quarta-feira, 5, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, irá sediar o 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. O evento contará com mesas-redondas, sessões de comunicação, conferências, lançamento de livros e apresentações culturais. Nesta edição, a temática do Encontro é “História da Educação e Políticas Educacionais: 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira”.

De acordo com o coordenador geral do evento, professor Alessandro Bicca, o tema foi pensado devido à “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ser o instrumento legal que definiu e define nossas políticas educacionais. Nosso objetivo é olhar para História da Educação e para as Políticas Educacionais”, afirma. Além disso, em 2016 comemoram-se os 20 anos da promulgação da Lei nº 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

“Em função da MP Ensino Médio (Medida Provisória nº 746, de 2016), estes debates tomaram um acirramento maior nos últimos dias. A presença dos professores Dermeval Saviani e Maria Beatriz Luce qualifica este debate e corrobora para compreensão pedagógica e política da LDB”, conta o docente.

O evento é voltado a pesquisadores e professores de História da Educação, educadores envolvidos com a formação de professores, pós-graduandos e graduandos das áreas de Educação e de História. Os interessados em participar que ainda não realizaram a inscrição, podem fazê-la durante o encontro. Para estudantes de graduação e pós-graduação o valor da inscrição é de R$ 35 e R$ 70, respectivamente. Já os profissionais da área pagam R$ 100.

Segundo o coordenador geral, as expectativas para o encontro são “as melhores possíveis, a qualidade dos trabalhos inscritos e das temáticas das palestras que ocorrerão no evento são excelentes oportunidades de aprendizagem coletiva e colaborativa”.

8h às 10h – Credenciamento e entrega de material;

10h às 10h30 – Apresentação cultural Camerata de Violões;

10h30 às 12h30 – Mesa-redonda: História da Educação e Políticas Educacionais: Desafios Contemporâneos;

Jose Luís Sanfelice – Univas/MG

Claudemir de Quadros – UFSM

Mediadora: Patrícia Weiduschadt – UFPel

14h às 16h – Comunicações – Sessão 1;

16h30 às 18h30 – Comunicações – Sessão 2;

18h30 – Lançamento de livros;

19h – Apresentação do grupo de Práticas Vocais Coletivas da Unipampa;

19h30 – Conferência de abertura: Os vinte anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

Dermeval Saviani – Unicamp

Maria Beatriz Luce – UFRGS

Mediador: Alessandro Bica – Unipampa

8h às 10h – Comunicações – Sessão 3;

10h30 às 12h30 – Mesa-redonda: Políticas Educacionais e as Diretrizes para a Formação de Professores;

Berenice Corsetti – Unisinos

Natália Gil – UFRGS

Mediadora: Terciane Luchese - UCS

14h às 16h – Comunicações – Sessão 4;

16h30 às 18h – Assembleia da Asphe;

20h30 – Jantar por adesão;

8h às 10h – Exibição do longa-metragem: “Glauco do Brasil”;

Direção: Zeca Brito

10h30 às 12h30 – Conferência de encerramento: História e Políticas dos Projetos de Educação Brasileira (século XX e XXI);

Cynthia Greive – UFMG

Mediador: Alessandro Bica – Unipampa

14h às 17h – Passeio Turístico pela cidade.

Lançamento de Livros

No primeiro dia do evento, haverá lançamento de livros. O professor Dermeval Saviani, um dos conferencistas desta quarta-feira, 5, estará autografando as obras: História do Tempo e Tempo da História – estudos de historiografia e história da educação; A lei da educação - LDB trajetória, limites e perspectivas; Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024) por uma outra política educacional.

Tags: Pesquisa, Bagé