UNIPAMPA é parceira de concerto gratuito do violonista José Fernández Bardesio em Bagé
O violão clássico aproxima instituições e públicos de diferentes países em um concerto gratuito que ocorre nesta sexta-feira, 23 de outubro, em Bagé. Com a parceria da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o violonista e compositor uruguaio José Fernández Bardesio, radicado na Alemanha, apresenta o espetáculo “Día Internacional de la Guitarra”, às 20h, no Salão Nobre Carlos Gomes, do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba).
A apresentação integra uma proposta de intercâmbio cultural que envolve o curso de Música da UNIPAMPA, o Imba, a Direção de Cultura de Cerro Largo e a Universidade da República do Uruguai. A iniciativa busca ampliar o acesso da comunidade à música de concerto e estimular a realização de novos eventos com artistas internacionais em Bagé.
Trajetória internacional
Natural do Uruguai, Bardesio iniciou os estudos musicais na infância e foi aluno de Abel Carlevaro, referência da escola violonística uruguaia. Posteriormente, aperfeiçoou sua formação na Alemanha, onde concluiu estudos de pós-graduação com o violonista Hubert Käppel.
Ao longo da carreira, recebeu premiações em concursos internacionais, entre eles o Andrés Segovia, na Espanha, e o Alirio Díaz, na Venezuela. Sua trajetória inclui apresentações na Europa, na Ásia e nas Américas, em espaços como o Royal Festival Hall, em Londres, e o Weill Recital Hall, do Carnegie Hall, em Nova York.
O concerto é realizado pela Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Imba, a Associação dos Amigos do Imba (Amimba) e a UNIPAMPA.
Serviço
O quê: concerto “Día Internacional de la Guitarra”, com José Fernández Bardesio
Quando: sexta-feira, 23 de outubro, às 20h
Onde: Salão Nobre Carlos Gomes, no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), em Bagé
Entrada: gratuita
Últimas notícias
-
20/10/2026 - 14:42
-
20/10/2026 - 10:31
-
19/10/2026 - 10:54
-
16/10/2026 - 15:01
-
16/10/2026 - 11:42
