Início > Nota de repudio pro reitoria de extensao e cultura repudia censura exposicao do premio cultural
Data de publicação 23/03/2022 - 17:30 Atualizado em: 23/03/2022 - 17:58 348 visualizações

Nota de Repúdio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura repudia censura à Exposição do Prêmio Cultural Pindorama

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), emitiu, nesta quarta-feira, 23, nota de repúdio à censura imposta à Exposição do Prêmio Cultural Pindorama, que acontecia na Casa de Cultura Pedro Wayne, na cidade de Bagé. Leia a íntegra do documento:

NOTA DE REPÚDIO

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa – Unipampa repudia a censura imposta à “Exposição - Prêmio Cultural Pindorama” e reforça sua ação em defesa da liberdade de expressão e de pensamento que alicerçam as Universidades Públicas Brasileiras.

A exposição, que acontecia na Casa de Cultura Pedro Wayne, no município de Bagé, iniciou no dia 18/03 (na última sexta-feira) e se encerraria no dia 31/03. No entanto, hoje, dia 23/03, fomos informados que, por ordem da Prefeitura Municipal de Bagé, a exposição foi precocemente encerrada.

A exposição contava com obras do “Prêmio Cultural Pindorama”. O prêmio, iniciativa das Universidades Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), selecionou obras artísticas (fotografias, poemas e audiovisuais) que refletiram sobre o tema: “Sobre Vivências”, considerando o período da pandemia de COVID-19.

Independência e liberdade são valores inegociáveis.

Bagé, 23 de março de 2022.

Prof. Paulo Rodinei Soares Lopes

Pró-reitor de Extensão e Cultura