Início > Premio pindorama divulga vencedores
Data de publicação 02/12/2021 - 13:53 Atualizado em: 02/12/2021 - 13:53 520 visualizações

Prêmio Pindorama divulga vencedores

Já é conhecido o resultado final do Prêmio Cultural Pindorama, iniciativa promovida pelas Universidades Federais do Pampa (Unipampa), de Pelotas (UFPel) e de Santa Maria (UFSM). As obras selecionadas podem ser conferidas pelo site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext).

Foram inscritos 581 trabalhos em três categorias – poesia, fotografia e audiovisual – em quatro modalidades: comunidade acadêmica – servidoras(es) e discentes, comunidade externa e estudantes de Ensino Médio. Os ganhadores recebem, além da láurea, um prêmio em dinheiro, que varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, dependendo da modalidade. 

A temática escolhida para este ano foi “Sobre-Viver”, como forma de pensar a vivência durante a pandemia. “O Prêmio Cultural Pindorama é mais que um prêmio, ele é o registro histórico dos sentimentos dessa época”, destacou a organização do prêmio na cerimônia de apresentação dos vencedores. 

A edição marca também o primeiro ano do caráter interinstitucional da  premiação, antes organizada apenas pela Unipampa. A reunião de esforços entre as três instituições vem reforçar o papel das universidades de construir e compartilhar saberes, de estimular o desenvolvimento científico, tecnológico, social e humano da região onde estão inseridas e do Brasil. O nome atual do prêmio, “Pindorama”, corresponde a uma palmeira com a qual a população nativa do atual  Peru identificava o Brasil.