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Save the Date: 4/9 (sexta) – 1o EVEC – Espaço Virtual de Discussão da Engenharia de Computação – Em pauta: Atividades de Ensino Remoto Emergenciais na EC + Autogerenciamento eficiente nos estudos
Data de publicação 03/09/2020 - 19:06 Atualizado em 03/09/2020 - 19:06
Por Manoel Carvalho Abreu

   Em função da pandemia, diferentes práticas acadêmicas precisaram sem repensadas, aproveitando-se dos avanços nas tecnologias da informação e comunicação. Um dos efeitos mais sensíveis foi a necessidade de implantação de metodologias alternativas de ensino, capazes de viabilizar aprendizagens significativas em cenários sem previsão de interação presencial entre docentes e discentes. Para aumentar a efetividade dessa implantação, além da preocupação com o planejamento dos componentes curriculares, ações de divulgação e sensibilização precisam ser implementadas em todos os contextos, buscando contemplar as especificidades das áreas.

   O objetivo geral deste projeto é a criação de um espaço virtual de discussão mensal voltado à comunidade do curso de Engenharia de Computação da Unipampa, com foco no debate de temáticas associadas à implantação das atividades de ensino remoto emergenciais (AERE), sob a perspectiva de conceitos e práticas de Ensino de Engenharia. As atividades, denominadas Encontros Virtuais da Engenharia de Computação (EVEC), com duas horas de duração, serão desenvolvidas de Setembro a Dezembro de 2020 pela coordenação do curso, com apoio do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE).

   São previstas quatro atividades que incluirão convidados conforme a temática escolhida previamente pela comunidade para o encontro mensal, com exceção do primeiro encontro que tratará dos desafios iniciais da implantação das AERE e da importância do autogerenciamento eficiente dos estudos pelos discentes. 

   Espera-se que a constituição deste espaço virtual de interação contribua para um melhor entendimento dos desafios e oportunidades dos processos de ensino-aprendizagem nascentes da implantação das AERE, diferenciados em relação aos convencionalmente observados no ensino presencial, fomentando a integração acadêmica de forma interdisciplinar e contextualizada, resultando em uma aprendizagem mais significativa e, por consequência, contribuindo com a redução nos índices de retenção e evasão. Além disso, almeja-se que o processo interativo com os discentes produza retroalimentação para aperfeiçoamento das metodologias adotadas nos componentes curriculares.

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