Início > Solenidades de colacao de grau dos campi bage e jaguarao evidenciam diversidade dos cursos de
Data de publicação 13/02/2020 - 14:43 Atualizado em: 13/02/2020 - 15:05 680 visualizações

Solenidades de colação de grau dos campi Bagé e Jaguarão evidenciam a diversidade dos cursos de graduação da Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

Na última semana, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou as solenidades de colação de grau dos campi Bagé e Jaguarão, nas modalidades interna e externa. Em Bagé, 103 pessoas concluíram suas graduações. No Campus Jaguarão, 26 concludentes colaram grau.

Na tarde da quinta-feira, 6, ocorreu a solenidade interna de colação grau do Campus Bagé, que diplomou 40 concludentes. Na sexta-feira, 7, o Ginásio do Colégio Auxiliadora recebeu amigos e familiares dos 63 novos profissionais que foram diplomados nessa noite dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Música e Licenciatura em Química.

Em seu discurso, o diretor do Campus Bagé, Cláudio Sonaglio Albano, afirmou: “Vocês têm plena capacidade para exercerem o papel reservado para vocês na sociedade brasileira, de forma comprometida com os valores esperados dos egressos da Unipampa, ou seja, cidadãos humanistas, generalistas, compromissados com o direito à vida, e obviamente promovendo a ética em todas as suas ações”.

Os discursos dos paraninfos e oradores abordaram as transformações pelas quais eles, docentes e estudantes, passaram. A oradora do curso de Licenciatura em Música, Cibele Ambrozzi Correa, por exemplo, mencionou a diversidade, a resistência para alcançarem a diplomação, a luta por igualdade de oportunidades e o respeito entre as profissões. Outro assunto tratado nas falas dos homenageados e representantes de turmas é a importância da Unipampa para o desenvolvimento da região por meio de uma formação de qualidade e gratuita. Alguns dos concludentes são os primeiros a obterem um diploma de ensino superior em suas famílias, como evidenciou a oradora de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, Diênifer Alves Ramos da Rosa: “[...] Somos egressas da escola pública, somos as primeiras de nossas famílias a obter o título de graduadas e sabemos o quanto a universidade mudou a nossa vida”. A imposição do grau foi realizada pelo reitor da instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge.

Em Jaguarão, a solenidade interna de colação de grau ocorreu na sexta-feira, 7 de fevereiro, e diplomou 20 concludentes. No sábado, dia 8, o Teatro Esperança recebeu os novos profissionais, homenageados e familiares para a solenidade de colação de grau externa. Na oportunidade, mais seis concludentes receberam a imposição de grau. No semestre 2019/2, o Campus Jaguarão entregou à sociedade os profissionais dos cursos de Gestão de Turismo, História, Letras – Português/Espanhol, Pedagogia e Produção e Política Cultural.

O pró-reitor de Graduação, Pedro Kemerich, disse aos estudantes: “Vamos seguir lutando por uma educação inclusiva e de qualidade. Vamos acreditar na Unipampa e no poder da unicidade. Vamos esquecer qualquer diferença e concentrar nossos esforços na construção de uma universidade maior e melhor!”. A solenidade externa de colação de grau foi conduzida pela diretora do Campus Jaguarão, professora Ana Cristina da Silva Rodrigues.