Início > Unipampa campus bage auxilia alunos do municipio na producao de jornal escolar
Data de publicação 15/12/2023 - 11:43 Atualizado em: 15/12/2023 - 11:44 67 visualizações

Unipampa Campus Bagé auxilia alunos do município na produção de jornal escolar

Por 2110200657

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, nos dias 11 e 15 de dezembro, disponibilizou sua estrutura de laboratórios de edição para alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Peri Coronel, que estão produzindo o primeiro jornal escolar do colégio, nomeado Notícias do Coronel.

A visita dos alunos à Unipampa é fruto de uma parceria entre a instituição e a escola. A professora do curso de Letras - Línguas Adicionais, do Campus Bagé, Clara Zeni Camargo Dornelles, e a técnico-administrativa em Educação da Unipampa e professora da escola,  Emanuelle Tronco Bueno, foram as responsáveis por coordenar e orientar os alunos nos laboratórios do Campus. Também colaboraram com a atividade, a professora da escola e discente no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, Eliana Mendes de Medeiros e a egressa do curso de Línguas Adicionais da Unipampa e colaboradora do Jornal Universitário do Pampa (Junipampa),  Isadora Paiva Espinosa. Foram disponibilizados os computadores da universidade para que os estudantes pudessem editar e revisar, junto das professoras, as notícias que serão impressas nas primeiras mil cópias do Notícias do Coronel, que será lançado no dia 20 de dezembro de 2023.

Para a professora Emanuelle Bueno, o projeto marca o início de algo maior. “A expectativa é que no próximo ano, o projeto e a parceria sejam ampliados, para atender outras escolas do município que não tenham infraestrutura técnica para auxiliar os alunos”. Além disso, a professora Clara Zeni ressalta que “a parceria entre escola e universidade fortalece o vínculo comunitário e mostra aos alunos do ensino fundamental e suas famílias que a universidade pública é de todos”.

Estudante da escola e participante do projeto, Maria Eduarda Rodrigues está no 9° ano e foi a editora do jornal escolar. “Esse espaço que a Unipampa cedeu para a escola é muito importante, pois na maioria das vezes as escolas não tem um espaço adequado para que os alunos possam fazer trabalhos em laboratórios de informática”.

Tags: Bagé