Início > Unipampa realiza encontro de qualidade de vida alusivo ao dia do servidor publico
Data de publicação 25/11/2019 - 14:43 Atualizado em: 25/11/2019 - 14:51 462 visualizações

Unipampa realiza Encontro de Qualidade de Vida alusivo ao Dia do Servidor Público

Evento homenageou servidores e funcionários terceirizados com dez anos ou mais de dedicação à Unipampa
Por Franceli Couto Jorge

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), promoveu mais uma edição do Encontro de Qualidade de Vida da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento foi realizado no Campus Bagé, na última terça-feira, 19, e teve programação alusiva ao Dia do Servidor Público, que é comemorado em 28 de outubro.

A abertura do evento contou com a presença da vice-reitora, Nádia Fátima dos Santos Bucco, do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luiz Edgar Lima, e do diretor do Campus Bagé, Claudio Albano. Na sequência, os participantes prestigiaram a palestra “Boas práticas nas relações de trabalho: criando ambientes saudáveis”, ministrada pela psicóloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carolina de Corrêa Marques. A partir das 10h30, a programação ofereceu duas oficinas: Danças circulares, com Cláudia Laus Angelo e Caio da Silveira, e Yoga, com o instrutor Rodrigo.

A programação da tarde iniciou com a palestra “Mudanças de hábitos alimentares e qualidade de vida”, com a nutricionista Vanessa Rodrigues. A seguir, houve uma roda de conversa sobre a valorização do serviço público: contextos e perspectivas na Unipampa, com os servidores Sebastião Cerqueira Adão, Carina Brum, Rubya Mara de Andrade, Evelton Ferreira, Alessandro Bica e a vice-reitora, Nádia Bucco. O Encontro da Qualidade de Vida encerrou com uma homenagem aos servidores e funcionários terceirizados lotadas no Campus Bagé e Reitoria com dez anos ou mais de dedicação à Unipampa.

Para a enfermeira da CQVS, Daniela Moreira Acunha, o retorno dos participantes do evento foi bastante positivo tanto em relação à programação, aos convidados, às oficinas, quanto ao espaço físico e infraestrutura. “O evento, que foi pensado com muito carinho pela equipe, contribuiu para o reconhecimento do servidor dentro da instituição. Procuramos atender a demandas, com intuito de melhorar a qualidade de vida, proporcionando um ambiente diferenciado ao servidor.  O Campus Bagé foi excepcional, a coordenação administrativa e direção sempre dispostas e acessíveis”, afirmou.

Homenagem aos servidores e funcionários terceirizados

Oficialmente, a Unipampa foi instituída por meio da Lei nº 11.640, de 11 de janeiro de 2008, porém, sua história começou anos antes, quando ainda era ligada às Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel). Com o objetivo de reconhecer e valorizar os servidores e funcionários terceirizados com dez anos ou mais de dedicação à Unipampa, portanto, que fazem parte desde o início da história da instituição, a Progepe, por meio da CQVS, realizou um momento de homenagem durante o Encontro.

Nesta edição, foram homenageados os servidores e funcionários terceirizados lotados no Campus Bagé e na Reitoria. Cada um deles foi contemplado com certificado pela contribuição para a história da Universidade. A entrega da homenagem foi feita pelo reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, pela vice-reitora, Nádia Bucco, pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luiz Edgar Lima e pela Coordenadora da Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), Caroline Cougo.

A CQVS disponibilizou as fotos da homenagem. Todos os servidores da Unipampa com dez anos ou mais na instituição receberão o reconhecimento pelas suas contribuições. Conforme a Coordenadoria, “os atos de entrega destas homenagens serão realizados em distintas datas, nos diferentes campi. Os servidores serão convidados  via e-mail institucional a receber a homenagem e as datas das solenidades serão informadas em breve”.

Sobre o Encontro de Qualidade de Vida

O Encontro de Qualidade de Vida, que está em sua segunda edição, é um projeto de iniciativa da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS). A proposta foi idealizada pelas servidoras Daniela Moreira Acunha e Cindy Rosa Martinez, sob chefia imediata de Caroline Cougo.

A programação do Encontro foi definida após a realização de uma pesquisa, via e-mail, com os servidores, com a finalidade de saber os assuntos de interesse e receber sugestões. Segundo a CQVS, “a programação foi uma forma de reconhecer o valor dos servidores, proporcionando momentos de integração, valorização e bem-estar; contribuindo também para o crescimento pessoal e profissional, estimulando o autocuidado”.

Fotos: Equipe CQVS e Campus Bagé