Início > Unipampa realiza ix forum ead em novembro
Data de publicação 16/10/2019 - 12:41 Atualizado em: 17/10/2019 - 09:52 442 visualizações

Unipampa realiza IX Fórum EaD em novembro

O evento conta com atividades síncronas e assíncronas
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Diretoria de Educação a Distância (Dead), promove, entre os dias 05 e 12 de novembro, o IX Fórum EaD. Com a temática “Educação a Distância: Ensino, Pesquisa e Extensão na Unipampa”, o evento discutirá o papel da EaD nas modalidades presencial e a distância no que se refere ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão na Universidade. As atividades ocorrerão de forma síncrona (conferências e relatos de experiência nos campi da instituição) e assíncrona (conferências, workshops e relatos de experiência, disponibilizados no ambiente virtual Moodle).

As inscrições de participantes podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 21, por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). O evento contará com as conferências “A EaD em ações coordenadas de ensino, pesquisa e extensão”, ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Débora Pereira Laurino, e “Educação Virtual”, conduzida pela professora da Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), Araci Hack Catapan.

Além da interação científica entre instituições, o Fórum promove o envolvimento de setores da Unipampa como: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) e Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina). Para a elaboração dos workshops, o evento tem a participação de servidores da Unipampa com apoio da Assessoria de Comunicação Social (ACS), do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dos campi Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

Prazo para submissão de trabalhos encerra no dia 20 de outubro

O IX Fórum EaD terá espaço para relatos de experiência, por meio de apresentações orais tanto no Moodle (etapa assíncrona) quanto nos campi da Unipampa (etapa síncrona). A submissão dos trabalhos deve ser realizada, exclusivamente, por um dos autores, por meio do sistema Guri até dia 20 de outubro em uma das seguintes categorias: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os trabalhos podem ser inscritos para a etapa assíncrona e/ou síncrona. Quem optar pela etapa síncrona, deverá escolher um dos seguintes campi para apresentar os trabalhos: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

Os relatos de experiência deverão ser escritos por, no mínimo, dois autores e, no máximo, seis. A Comissão Organizadora sugere que as parcerias de autoria sejam diversas: estudante-estudante, estudante-professor, professor-tutor, tutor-tutor, professor-professor, tutor-estudante etc. A área de conhecimento dos trabalhos deve ser a Educação com foco em Planejamento e Avaliação Educacional, Ensino-Aprendizagem, Tecnologia Educacional e Educação a Distância.

Inscritos no Fórum EaD podem participar dos Workshops

Cada participante do IX Fórum EaD pode escolher até dois workshops de sua preferência dos seis ofertados. As atividades acontecem de forma paralela à programação no Moodle. A participação no workshop será avaliada por meio do progresso e da realização das atividades propostas pelos mediadores.

As temáticas dos workshops são: Design visual para quem não é designer: uma introdução à linguagem visual; A Extensão na Unipampa: uma olhar sobre a modalidade EaD; Experiências e práticas no uso do Moodle no ensino presencial e a distância; Oferta EaD na Graduação: do Planejamento à Avaliação; Pesquisa e Inovação; O Surdo e a Universidade: desafio e perspectiva da acessibilidade.

Para saber mais sobre cada um dos workshops e conhecer os instrutores, acesse o site da Dead.

Confira o cronograma completo do Fórum EaD

Inscrições para o evento: Até 21/10/2019;

Submissão de trabalhos: Até 20/10/2019;

Avaliação e revisão dos trabalhos pela Comissão Científica: De 21/10 a 25/10/2019;

Divulgação da lista de trabalhos selecionados: 30/10/2019;

Envio do arquivo da apresentação de trabalho (para aquelas que serão realizadas no Moodle): Até 31/10/2019;

Realização do Evento: De 05/11 a 12/12/2019;

Etapa Assíncrona no Moodle EaD: De 05/11 a 12/11/2019;

Etapa Síncrona nos campi da Unipampa (Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana): 12/11/2019 – Das 13h30 às 17h30.