Início > Visita interinstitucional fortalece parceria entre professores da unipampa e da ufsc
Data de publicação 05/11/2019 - 14:34 Atualizado em: 05/11/2019 - 14:44 399 visualizações

Visita interinstitucional fortalece parceria entre professores da Unipampa e da UFSC

Com a proposta de compartilhar ações e estabelecer metas comuns relacionadas ao projeto “Mapeamento sobre o ensino do espanhol em escolas públicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: uma abordagem quantitativa”, professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reuniram-se, no dia 31 de outubro, na UFSC. Participaram da atividade os professores do curso de Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas da Unipampa, Eduardo Dutra, e do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, Andréa Cesco, bem como, o bolsista Paulo Henrique da Silveira e a professora Juliana Cristina Faggion Bergmann, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC. Durante a reunião, houve planejamento destinado a publicações integradas acerca da temática, para o próximo ano, das quais participará a professora Isaphi Alvarez, co-coordenadora do projeto na Unipampa.

A pesquisa desenvolvida está vinculada ao Grupo de Pesquisa da Unipampa intitulado Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa, liderado pelo professor Dutra. Os integrantes do grupo, responsáveis pelo planejamento da coleta de dados e pelo tratamento estatístico, são docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Unipampa – professores Vera Ferreira e Fernando Dias – e do curso de Engenharia de Alimentos – professor Paulo Fernando Duarte Filho. Além disso, há a participação dos bolsistas Thiago Mendes (Unipampa) e Rafael da Silva (UFSC).

Dentre os objetivos da parceria entre a Unipampa e a UFSC, destaca-se o interesse por investigar a situação a respeito do ensino do espanhol e do perfil de professores dessa língua estrangeira em sete municípios do Rio Grande do Sul e em dez cidades de Santa Catarina. Nesse sentido, o projeto propõe a realização de estudo relacionado ao escopo das políticas linguísticas e à formação de professores em municípios fronteiriços e em uma capital, Florianópolis. Os resultados preliminares, entre outras implicações, permitirão o planejamento de ações tanto no âmbito da formação inicial quanto no campo da formação continuada.

Com informações da professora Isaphi Alvarez

Professora da UFSC, Andréa Cesco, e o professor da Unipampa, Eduardo Duarte - Foto: Divulgação