Início > Grupo de extensao e pesquisa realiza acao no municipio de chiapetta rs
Data de publicação 30/08/2023 - 11:50 Atualizado em: 30/08/2023 - 13:21 82 visualizações

Grupo de extensão e pesquisa realiza ação no município de Chiapetta, RS

Atividades foram realizadas de 31 de julho a 18 de agosto
Por Emanuelle Tronco Bueno

O Grupo Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Rural (Gieder), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, esteve no município de Chiapetta, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de realizar a sistematização de práticas de extensão rural (Seper). Além de realizar a Seper, o grupo realiza atividades de extensão universitária que colabora para o desenvolvimento dos estudantes e da comunidade visitada. Atividades foram desenvolvidas de 31 de julho a 18 de agosto de 2023.

Dentro da Seper, foram realizadas no local as seguintes ações: Rede de Unidade de Observação Pedagógica (RUOP); agroindústria de panificadoras; tratamento da água sustentável a base de sal; produções de hortaliças orgânicas; feira municipal de comercialização de alimentos orgânicos; armazenagem e secagem de grãos de baixo custo. Todas as práticas serão compiladas em um relatório escrito e em um documentário audiovisual.

Participaram da ação professores e estudantes da Unipampa, da Universidade Federal da Santa Maria (UFSM), além de agricultores do município de Chiapetta e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) local.

Sobre o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Rural (Gieder):

Objetiva promover estudos e pesquisas interdisciplinares sobre a realidade agrícola e agrária com vistas a contribuir para a promoção do desenvolvimento rural. O Gieder possui duas linhas de estudos: 1) Desenvolvimento Rural e Territorial; 2) Sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e a segurança alimentar e nutricional. Participam do Grupo estudantes e professores da Unipampa e da UFSM.