Início > Unipampa divulga nova oportunidade para ingresso em cursos de graduacao gratuitos no primeiro
Data de publicação 13/04/2022 - 16:06 Atualizado em: 13/04/2022 - 16:06 386 visualizações

Unipampa divulga nova oportunidade para ingresso em cursos de graduação gratuitos no primeiro semestre de 2022

Por Franceli Couto Jorge

Se você concluiu o ensino médio e deseja ingressar em um curso de graduação gratuito, ainda neste ano, a sua oportunidade está na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A Instituição está com inscrições abertas para a Segunda Chamada por Notas do Ensino Médio, que visa preencher as vagas remanescentes dos processos seletivos anteriores, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022 em cursos totalmente gratuitos e sem taxas de inscrição e matrícula.

Para participar, é simples: basta ter concluído o ensino médio e ter o histórico escolar ou outro comprovante em que conste o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. De posse do documento, a pessoa interessada em participar da seleção deve efetuar a inscrição, por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), até o dia 25 de abril de 2022, e enviar a documentação, no ato da inscrição, conforme descrito no Edital nº 111/2022.

O quadro de vagas remanescentes será divulgado no site Ingresso na Graduação da Unipampa. São 56 cursos participantes da Chamada, em diversas áreas do conhecimento, distribuídos pelas cidades de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana.

Além de ser uma universidade pública, sem custo para os/as estudantes, a Unipampa possui diferentes programas do Plano de Permanência, que são auxílios financeiros voltados à alimentação, à moradia, ao transporte e à creche. Também há opções de bolsas, por meio das quais os/as discentes desenvolvem suas habilidades em áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

Para saber mais sobre todas as vantagens de estudar na Unipampa, acesse o site Ingresso na Graduação e, também, o portal institucional. Em caso de dúvidas em relação à Segunda Chamada por Notas do Ensino Médio, leia atentamente o Edital nº 111/2022, se as dúvidas persistirem, contate a secretaria acadêmica do campus em que o curso pretendido é ofertado (conforme tabela disponível no edital), a coordenação do Processo de Ingresso na Graduação (processoseletivo@unipampa.edu.br) ou a Pró-Reitoria de Graduação (prograd@unipampa.edu.br).

Fique atento/a ao cronograma:

Período de inscrição via Guri: de 12/04 a 25/04/2022;

Divulgação da Lista Provisória de Classificação: a partir de 27/04/2022;

Prazo de interposição de recurso pela Área do Candidato e/ou complementação da documentação via Guri: de 28/04 a 03/05/2022;

Divulgação da Lista Final de Classificação: a partir de 04/05/2022.