Página Inicial > Unipampa Alcanca 4a Posicao no Ranking do Relatorio Foco em Custos 2022 da Secretaria do Tesouro
Data de publicação 10/10/2023 - 21:39 Atualizado em 10/10/2023 - 21:44 87 visualizações

Unipampa alcança 4ª posição no ranking do relatório Foco em Custos 2022 da Secretaria do Tesouro Nacional

Em 2022, Unipampa avança na pontuação dos indicadores em relação ao exercício de 2021; somente quatro universidades apresentaram resultados na categoria “Boa”
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) ocupa a 4ª posição entre as 69 instituições federais de ensino superior em ranking de desempenho do relatório Foco em Custos referente ao exercício de 2022, divulgado pelo Ministério da Fazenda através da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A Universidade recebeu ofício enviado , apenas quatro universidades federais apresentaram resultados classificados na categoria “Boa”, sendo a Unipampa integrante desta lista. O documento expõe a análise de indicadores de implementação da contabilidade de custos por competência e mapeia a utilização das ferramentas de detalhamento de custos e da economia no consumo de insumos nas referidas instituições.

Os indicadores avaliados foram os mesmos utilizados do exercício de 2021: personalização, regularidade, dispersão e economicidade. Na ocasião, a Unipampa recebeu uma menção honrosa pelo desempenho na qualidade da informação de custos. No relatório de 2022, divulgado este ano, a Unipampa permanece entre as melhores, com incremento nos indicadores avaliados: em 2021, obteve nota 6,631; e, em 2022, a pontuação total ficou em 7,084.

Quanto a conquista da Unipampa, o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, reforça a posição de destaque da Universidade em mais um ano, explicando que este resultado demonstra que a Unipampa possui “um planejamento e uma gestão estratégica eficiente, priorizando ações e investimentos que atendam às necessidades da comunidade acadêmica e contribuam para o desenvolvimento regional”. O reitor ainda completou: “Esses fatores foram determinantes para colocar a Unipampa mais uma vez como destaque no Relatório Foco em Custo 2022 do Tesouro Nacional, evidenciando a eficiência da instituição na gestão de recursos públicos.”

Para conferir o relatório, acesse o site do Governo Federal.

Relatório Foco em Custos: entenda

A Secretaria do Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, publica anualmente o relatório “Foco em Custos”, documento que divulga um mapeamento geral dos custos do Governo Federal, especificamente dos setoriais de custo, das universidades federais, das agências governamentais e das empresas estatais dependentes. O objetivo do relatório é garantir a responsabilidade fiscal, o compromisso com a sociedade, bem como o acesso a transparência. No documento são divulgados os rankings de desempenho.

Conforme expõe o documento, cada indicador mensura objetivamente a qualidade da gestão de custos: a métrica da “regularidade” é calculada através da identificação de registro mensal para determinados insumos, ou seja, custos de operação e manutenção de consumo recorrente em 2022; a “dispersão” é calculada pela média ponderada dos coeficientes de variação dos mesmos insumos selecionados na categoria “regularidade”; a “personalização”, pela verificação do uso de detalhamento dos centros de custos estruturados de forma sistêmica; e, a “economicidade”, pela estimativa da tendência linear de determinados insumos.

Cada indicador possui uma pontuação, sendo: até 5 pontos para “personalização”; até 2 pontos para “regularidade”, até 1 ponto para “dispersão” e até 2 pontos para “economicidade”. A nota obtida no ranking divulgado é a soma do resultado em todos os indicadores mencionados.