Início > Unipampa recebe mencao honrosa pelas boas praticas na qualidade de informacao de custos
Data de Publicação 01/09/2022 - 14:05 Atualizado em 01/09/2022 - 20:06 572 visualizações

Unipampa recebe menção honrosa pelas boas práticas na qualidade de informação de custos

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu uma menção honrosa da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Economia, pelo desempenho na qualidade da informação de custos do ano de 2021, obtendo a 2ª colocação na categoria "Universidades Federais" . O documento foi expedido na última terça-feira, 30.

O ofício explica que a premiação de reconhecimento de boas práticas na qualidade da informação de custos é dedicada às setoriais melhor ranqueadas no Relatório Foco em Custos de 2021. Os rankings foram elaborados a partir de indicadores de implementação da contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão); de utilização das ferramentas de detalhamento de custos disponíveis no Siafi (personalização) e de economicidade. Os indicadores foram apurados para as setoriais de custos dos Ministérios, AGU e Comandos Militares; universidades federais; agências governamentais e empresas estatais dependentes.

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), Viviane Gentil, o resultado é fruto da ação conjunta entre Proplan e Pró-reitoria de Administração (Proad), a qual envolvem o trabalho responsável de inúmeros técnicos das duas unidades. “Planejamento, gestão e acompanhamento permanente das atividades são fundamentais para o reconhecimento de boas práticas, o qual se concretizou com a menção honrosa recebida. Nos orgulha com certeza fazer parte dessa história”, comemora ela.

De acordo com o pró-reitor de Administração, Fernando Munhóz, a equipe da Proad está muito orgulhosa pela distinção recebida pela Unipampa, da Secretaria do Tesouro Nacional, na categoria universidades federais. “Com ênfase e foco no relatório de custos de 2021, conseguimos a medalha de prata no ranking entre as instituições de ensino superior. Reconhecimento que demonstra o nosso profissionalismo, comprometimento e a seriedade em que tratamos com a ‘res publica’. Mesmo num cenário orçamentário totalmente adverso, encontramos métodos, controles e meios legais de manter uma rigorosa responsabilidade, discernimento e um zelo na execução racional do orçamento institucional, visando o pleno desenvolvimento e funcionamento da nossa instituição, o que demonstra que estamos no caminho certo”, define Munhóz.

O reitor da Universidade Federal do Pampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou mais uma vez a qualidade dos servidores da Unipampa, “que buscam incessantemente prestar o serviço da melhor qualidade, tendo mais uma vez o reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional”.

Tags: Gestão, Reitoria