Início > Campus Santana Do Livramento Realiza Curso de Extensao Educacao Para Sustentabilidade Financeira
Data de publicação 07/10/2019 - 15:49 Atualizado em: 07/10/2019 - 15:49

Campus Santana do Livramento realiza curso de extensão Educação para a Sustentabilidade Financeira

Saber como empregar bem o dinheiro é essencial no momento atual da economia brasileira. No entanto, o bom controle das finanças pessoais é tão importante que deve receber atenção constante. É nesse espírito que o Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu os participantes do curso de extensão Educação para a Sustentabilidade Financeira no dia 24 de setembro. As aulas vão ocorrer de segunda a  sexta-feira na sala 5 do campus, com encerramento previsto para o dia 5 de novembro.

A coordenação do projeto está a cargo do professor Thadeu Ramos, que conta com o apoio da equipe executiva, formada pelos professores Alessandra Marconatto, Jeferson Goularte, Juliana da Rosa, Leonardo Caliari, Lucélia Juliani, Tanise Bussmann, a administradora Carmen Lia Remedi Fros e a acadêmica do curso de Administração, Alessandra Nunes. O objetivo proposto no curso é refletir sobre a relevância da construção de um conhecimento básico sobre finanças, de habilidades de planejamento, controle e a identificação da melhor forma de utilização do dinheiro, e participação social na distribuição da riqueza. A ideia é, com isso, ajudar as pessoas a construir qualidade de vida no presente e no futuro.

Todas as 50 vagas foram preenchidas. Desse total, 30 vagas foi ofertada para a comunidade externa. A turma é composta por estudantes e egressos da Unipampa, servidores públicos civis e militares, professores do ensino médio e fundamental, pequenos empreendedores, aposentados e pessoas com outras ocupações. A  diversidade na faixa etária permite uma interação rica entre os participantes, como por exemplo, narrativas de experiências pessoais, quanto aos temas enfocados.

A abertura do evento contou com a presença do Coordenador Acadêmico do campus, professor Alexandre Xavier e da professora Alessandra Marconatto, a qual realizou a palestra sobre o tema “Código de Proteção Defesa do Consumidor”. A ação de extensão surgiu face à percepção um contexto caracterizado por mudanças econômicas, sociais e tecnológicas ocorridas no Brasil e no mundo, as quais apontam para a relevância na implementação de ações que tenham como objetivo de educar financeiramente a população, principalmente os jovens.

Com informações de Carmen Lia Remedi Fros