Início > Conselho Universitario Da Unipampa Aprova Mocao de Repudio Contra Declaracoes Feitas Por Vereadores
Data de publicação 25/06/2021 - 14:36 Atualizado em: 25/06/2021 - 14:36

Conselho Universitário da Unipampa aprova Moção de Repúdio contra as declarações feitas por vereadores de Santana do Livramento

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aprovou, em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira, 24, moção de repúdio a declarações feitas pelos vereadores Maurício Del Fabro e Felipe Torres do município de Santana do Livramento, cidade que sedia um dos campus da Universidade. Confira a moção na íntegra abaixo, a qual está publicada no site do Consuni.

Moção de Repúdio do Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa contra as declarações feitas pelos vereadores Maurício Del Fabro e Felipe Torres do Município de Santana do Livramento/RS.

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), por meio de seu Conselho Universitário (CONSUNI), com profunda indignação e repúdio, acompanhou o teor do documento enviado ao campus da Universidade, além das declarações e dos discursos proferidos pelos vereadores Maurício Del Fabro e Felipe Torres do Município de Santana do Livramento na Tribuna da Câmara dos Vereadores e na mídia local, quando acusaram a Universidade e, em particular, o Campus de Santana do Livramento de utilizar/emprestar uma bandeira oficial da UNIPAMPA em ato suprapartidário, em 19 de junho de 2021, e de organização dos trabalhadores e estudantes.

Em 22 e 23 de junho, a Equipe Diretiva de Santana do Livramento compareceu nas rádios locais para esclarecer à população santanense que a UNIPAMPA não foi representada, oficialmente, por nenhum servidor público no ato mencionado pelos vereadores e não manifestou posição sobre questões políticas, conduta vedada expressamente pelo artigo 8º do Estatuto da Universidade.

No campus de Santana do Livramento existem duas bandeiras oficiais, feitas em tecido e bordadas, integrantes do patrimônio da Universidade. A utilização de bandeira oficial da UNIPAMPA ou de qualquer outro bem integrante do patrimônio da Universidade é exclusiva para atividades de ensino, pesquisa, extensão, autorizadas pelo Conselho de Campus, e eventos oficiais da própria UNIPAMPA, em atendimento a suas finalidades institucionais, tal como previsto no artigo 50 do Estatuto da instituição. Por conseguinte, a UNIPAMPA não participou nem participa de manifestações políticas, tampouco realizou o empréstimo de sua bandeira oficial para atos com finalidade político-partidária.

A atitude dos vereadores trata-se de inequívoca estratégia de desqualificação da Universidade Federal do Pampa perante a sociedade, seja por meio da disseminação de informações falsas ou imprecisas para a opinião pública, seja por meio de métodos não republicanos para eventual manipulação da sociedade.

Vale ressaltar que a Universidade Federal do Pampa tem fundamental importância no desenvolvimento e crescimento das regiões fronteira-oeste, da campanha e da região sul do Rio Grande do Sul, que sempre sofreram com o processo histórico de ausência da educação superior gratuita, onde as famílias, passivamente, assistiam a jovens abandonarem os municípios, dirigindo-se às localidades que disponibilizam educação gratuita. Nestes 15 anos de UNIPAMPA, a realidade dos municípios mudou, com um importante impacto financeiro nos municípios onde a UNIPAMPA está instalada. Atualmente, jovens do país inteiro vêm residir nesses municípios, encontrando educação superior de qualidade e gratuita.

Nesse sentido, o Conselho Universitário da UNIPAMPA, reunido em 24 de junho de 2021, vem repudiar as graves insinuações feitas à Universidade Federal do Pampa. Como movimento educativo e construtivo, sugerimos que os dois vereadores demonstrem a mesma preocupação que tiveram com o uso da bandeira com as seguintes demandas: busca por recursos e melhores condições de trabalho para os trabalhadores da Santa Casa, melhoria de vias públicas, ginásios poliesportivos, saneamento básico, transporte coletivo digno, saúde de qualidade e ações concretas para a UNIPAMPA, como ações contra os cortes de recursos de cerca de 1 bilhão de reais imposto pela LOA (Lei de Orçamento Anuais) 2021 para às universidades federais. Todas essas ações beneficiam a população santanense. Acima de tudo, devem preocupar-se no combate à Pandemia da Covid-19, que já ceifou mais de 500 mil vidas no Brasil, entre elas, 164 de Santana do Livramento.

Conclamamos também que os vereadores e a comunidade usem todas as energias em benefício da valorização do SUS, da ciência e da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada. É dever de todos combater o negacionismo e, com a mesma força, apoiar, valorizar e defender a ciência e QUEM faz Ciência. A energia despendida, o tempo e o recurso público que mantêm o salário dos vereadores seriam mais bem empregados nesses propósitos.

O Conselho Superior Universitário (CONSUNI), reunido em 24 de junho de 2021, manifesta o seu repúdio a toda declaração feita em desfavor da Universidade Federal do Pampa, em especial dos vereadores mencionados. Também recomenda à Reitoria que tome as medidas cabíveis para reparação e defesa da Universidade Federal do Pampa em todos os municípios em que está inserida.

Bagé, 24 de junho de 2021.

Conselheiros do Conselho Universitário da UNIPAMPA.