Início > Curso de Ciencias Economicas Divulga Informativo Do Custo Da Cesta Basica Durante o Mes de Novembro
Curso de Ciências Econômicas divulga Informativo do custo da cesta básica durante o mês de novembro em Santana do Livramento.
Data de publicação 16/12/2019 - 15:10 Atualizado em 16/12/2019 - 15:15
Por joão timóteo de los santos

INFORMATIVO DO ÍNDICE DO CUSTO DA CESTA BÁSICA DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO

Novembro/2019

Acadêmicos do Curso de Economia da UNIPAMPA: Andressa Perez Chaves, Carlos Leonardo Esteves Vilagram, Clovis Pereira Lemos Neto, Lucimara Oliveira Santos, Matheus Iracet Dias, Thamyris Gomez Mocellin.

Coordenador do Projeto de Extensão: Carlos Hernán Rodas Céspedes

No mês de novembro o custo da cesta básica de produtos alimentícios de Sant’Ana do Livramento foi de R$ 427,59 , valor superior que o respectivo custo do mês de outubro que ficou em R$ 402,22. Em termos percentuais, a cesta básica de novembro ficou 6,30%  mais cara que o valor da cesta de outubro.

O motivo principal para o respectivo incremento foi o preço da carne que teve um acréscimo de 19,07%, em media. A elevação esteve mais concentrada no preço da alcatra, coxão de dentro e coxão de fora. Outros tipos de carne como a agulha e a paleta também registraram aumentos, mas estes foram menores que aqueles. Conforme o Departamento Intersindical de Estatisticas e Estudos Socioeconomicos, DIEESE, por trás da elevação do preço da carne estão “os elevados volumes de carne exportados para o mercado chinês, a desvalorização do real, assim como, o período de entressafra bovina e o custo elevado de reposição do bezerro” (DIEESE, 2019).

Além do preço da carne, os preços do café e o óleo de soja também registraram aumentos expressivos, 7,73% e 2,69%, respectivamente. Entre os alimentos cujos preços apresentaram as maiores quedas destacam-se: a banana, -4,21%; o tomate, -1,6%; e a batata, -1,01%.

Das duzentas e vinte horas mensais dedicadas por um trabalhador à atividade laboral, no mês de novembro teriam sido necesarias 94 horas e 15 minutos de trabalho para adquirir a cesta básica de alimentos, o que representa 42,84% do tempo dedicado ao trabalho.  Em relação ao salário mínimo do Brasil, cujo valor é de   R$ 998,00, o custo da cesta básica de alimentos de novembro representou a proporção de 42,84%. Como no Rio Grande do Sul as faixas do salário mínimo variam entre R$ 1.237,15 e R$ 1.567,81, a relção entre o gasto com a cesta e o salário mínimo gaúcho flutuou entre 34,56% e 27,27%, respectivamente.

Segundo o informativo mais recente do DIEESE, o custo da cesta básica teve as maiores alzas nas capitais de Vitória (7,89%); Florianópolis (4,45%); e, Campo Grande (3,12%). As quedas mais importantes foram registradas em Porto Alegre (-2,03%) e em Curitiba (-1,95%).

Em relação ao custo da cesta nas diferentes capitias estaduais, as cestas mais caras foram registradas em Florianópolis, R$ 478,68; São Paulo, R$ 465,81; Vitoria, R$ 462, 06; e, Rio de Janeiro, R$ 455,37. As cestas mais baratas no mês de novembro encontram-se em Aracaju, R$ 325,40, e, Salvador, R$ 341,45. Como o custo da cesta em Sant’Ana do Livramento ficou em R$ 402,22 (comparável ao valor da cesta em Goiânia, R$ 400,16), o seu valor foi maior que as cestas mais baratas em nível estadual (23% mais cara que a cesta de Aracaju), e menor que as cestas mais caras em nível estadual (15,9% mais barata que a cesta de Florianópolis).

Em tempo de concluir a entrega deste informativo, agradecemos aos proprietários e responsáveis dos estabelecimentos comerciais que permitiram que a coleta dos preços pudesse ser realizada.

INFORMATIVO DO ÍNDICE DO CUSTO DA CESTA BÁSICA DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO

Últimos Informes