Início > Curso de Direito Da Unipampa Tera Selecao Pelo Sisu No Meio Do Ano

Curso de Direito da Unipampa terá seleção pelo Sisu no meio do ano

Cronograma da Seleção Unificada ainda será divulgado pelo MEC
Por Aline Reinhardt da Silveira

Está confirmada a forma de ingresso no novo curso de Direito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A primeira seleção para o curso que inicia no segundo semestre de 2015 será realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esta é a primeira vez que a Unipampa adere à seleção que ocorre na metade do ano. O calendário do Sisu para o segundo semestre ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação.

O curso de Direito será desenvolvido em período integral no Campus Santana do Livramento e ofertará 50 vagas. Conforme um dos articuladores da proposta no Campus e indicado pela Direção a assumir a coordenação do curso, professor Hector Cury, a implantação do bacharelado na Unipampa ocorre após um hiato de mais de meio século sem a criação de cursos de Direito em instituições públicas no Rio Grande do Sul.

Sediada na fronteira do Brasil com o Uruguai, a nova oportunidade de ingresso no Ensino Superior traz a internacionalização como um de seus diferenciais. A diretora do Campus Santana do Livramento, Daniela Benetti, destaca que, dentre as 3.870 horas totais previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), está prevista uma carga horária de 480 horas/aula específica para formação em Direito Internacional. O profissional formado pela Unipampa aliará, desta forma, tanto as competências de uma formação tradicional em Direito, quanto a preparação específica para as questões internacionais.

“A demanda por um curso de Direito em Universidade pública é histórica na Região da Fronteira”, contextualiza Hector. O professor salienta que a articulação para criação do curso se deu tanto internamente quanto com a comunidade local. Segundo ele, o curso nasce com apoios formais, expressos em anos anteriores, da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Gabinete do Vice-Governador do Estado e Conselho Municipal de Desenvolvimento.

A comunidade de São Borja permanece na expectativa de implantação do curso também em sua cidade. Conforme explica o diretor do Campus São Borja, Ronaldo Colvero, a continuidade do processo aguarda a publicação da política regulatória para novos cursos de Direito no País, bem como pela a reabertura do sistema e-MEC para pedidos de autorização deste curso.  O curso de Santana do Livramento foi protocolado junto ao MEC em outubro de 2012; o protocolo de novos pedidos e aumento de vagas encontra-se fechado desde 2014 e ato normativo específico com os critérios para a regulação dos cursos de Direito é estudado em Brasília desde 2013, ainda sem data conhecida para sua publicação. Os trâmites internos para Direito em São Borja já foram vencidos, e aguarda apenas a reabertura do sistema e-MEC.