Início > Projeto Ferradura Dos Vinhedos Da Unipampa E Oficializado Como Atrativo Turistico Do Rio Grande Do
Data de publicação 08/05/2018 - 16:40 Atualizado em: 08/05/2018 - 16:40

Projeto Ferradura dos Vinhedos da Unipampa é oficializado como atrativo turístico do Rio Grande do Sul

Por Emanuelle Tronco Bueno

A oficialização do Projeto Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos ocorre hoje, 8, em Porto Alegre, durante solenidade de sanção e entrega da Lei que institui a Rota em Santana do Livramento. A Rota reúne, em formato de ferradura, atrativos da região e se torna um dos polos turísticos oficiais do Rio Grande do Sul. A partir de 2010, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Avelar Batista Fortunato, realizou estudos, visitas técnicas e palestras sobre o local. Em 2013, por iniciativa do professor, foi elaborado um relatório sobre as ações para o poder público municipal e, desde então, cerca de cinco mil pessoas já visitaram a Rota. “Isto provou de que o Projeto da Unipampa foi absorvido pela comunidade”, afirma Fortunato.

Com experiência em turismo rural, o professor considera que não foi por acaso ter percebido, após três anos passando pelo local, que a região das vinícolas de Santana do Livramento formava a imagem de uma ferradura, com 55 quilômetros de trajeto entre as vinícolas. Segundo Fortunato, a idealização deste projeto está registrada no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sippee) da Unipampa. “O objetivo era propiciar aos estudantes a relação da teoria econômica com a prática empresarial vitivinícola. Depois de três anos fazendo isto, fiz o relatório completo com todo o potencial turístico do roteiro, o qual foi entregue ao município”, afirma.

A Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos

A região em que a Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos está localizada possui belezas naturais, históricas e culturais, com produção de hortifrutigranjeiros, oliveiras, vinho, além da presença de pegadas de dinossauros que viveram no Pampa. Como atrativos turísticos, destacam-se o Cerro da Cruz, o binacional Cemitério da Cruz, os Passos da Cruz e do Guedes, o Cerro de Palomas, as vinícolas e os Centros de Tradição Gaúcha (CTG) instalados na localidade. Além disso, o espaço possui antigas construções e ruínas, propriedades públicas e privadas, todas abertas à visitação.

O polo turístico possui um conjunto de vinícolas, como Almadén, Nova Aliança, Cordilheira de Sant’Ana, Salton e a agro vitivinícola Vallagarina. Em 2014, a região ficou entre as finalistas do Segundo Prêmio Inovação Turismo do Rio Grande do Sul em duas categorias: Estruturação de Produto e Promoção e Marketing.

Impacto social

O Projeto Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos, idealizado pelo professor Avelar Fortunato, objetivou impactar social e economicamente a comunidade em que a Unipampa está inserida, seguindo o propósito da Instituição de contribuir com o desenvolvimento da metade sul do Rio Grande do Sul. Sendo assim, o projeto promove a realização de trabalho e produz renda.

Segundo Fortunato, micro empreendedores e pequenos produtores sentem o impacto da iniciativa. “Um exemplo é o do senhor Déco e sua esposa Dona Silvia, da Invernada Artística Passo do Guedes, que já forneceram seu gostoso Café Campeiro para mais de mil turistas. Da mesma forma, o Presilha do Pago, um dos CTGs mais clássicos do Estado, já ofereceu mais de duas mil refeições entre o almoço com a tradicional gastronomia gaúcha e o seu famoso Café de Cambona”. O professor destaca que também se beneficiam guias turísticos, hotéis, restaurantes e outros empreendimentos, pois a eles retornam muitos turistas que visitam a Ferradura dos Vinhedos.