Início > Sindrome de Burnout E o Quinto Tema Da Campanha Aprendendo Sobre Transtornos Mentais
Data de publicação 05/10/2022 - 11:27 Atualizado em: 05/10/2022 - 11:27

Síndrome de Burnout é o quinto tema da campanha "Aprendendo sobre transtornos mentais"

No mês de outubro, o tema da campanha “Aprendendo sobre transtornos mentais” é a Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Desenvolvida pelo trabalho desgastante, manifesta-se a partir do esgotamento mental ligado ao estresse, à alta demanda, à excessiva responsabilidade e à competitividade no ambiente de trabalho. A iniciativa da campanha é da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP), vinculadas à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O objetivo da campanha, que começou em junho, é sensibilizar os colegas, sobretudo aqueles que ocupam cargo de chefia, por meio do compartilhamento de informações que permitem conhecer a patologia, compreender os obstáculos enfrentados pelo servidor e, de forma empática, buscar alternativas para que a rotina de trabalho seja mais produtiva e saudável a todos que compõem a equipe. Os materiais produzidos para a campanha são distribuídos mensalmente, via e-mail institucional. Também são divulgados na página do Facebook da DASST e no site da CQVDP.

Conforme informações da campanha, desde o dia 01 de janeiro de 2022, essa síndrome passou a ser considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um fenômeno relacionado ao trabalho. Para saber mais sobre esse adoecimento tão importante na atualidade, a cartilha do mês de outubro foi organizada de forma a responder os seguintes questionamentos: Quais são os principais sintomas? Como surge o Burnout? Como evitar? Qual o papel da instituição?

É importante que o servidor em cargo de chefia esteja atento e saiba reconhecer mudanças no padrão comportamental dos servidores que compõem sua equipe. Sinais como tristeza excessiva, falta de esperança, perda de interesse em atividades que antes traziam prazer, modificações de apetite e hábitos de sono, choro fácil, perda de paciência e irritabilidade podem demonstrar que o servidor está em adoecimento psíquico. Nesse caso, recomenda-se uma conversa empática da chefia com o servidor a respeito do que ela vem observando e na intenção de se colocar à disposição para auxiliar no que for possível. Pode ser necessária a indicação de busca por auxílio psicológico e psiquiátrico. No âmbito da Unipampa, os servidores podem procurar auxílio psicológico junto à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.

De acordo com os organizadores da campanha, desmistificar tabus e acolher de forma adequada impacta na saúde do servidor e pode surtir efeitos positivos em relação ao clima de trabalho e ao suporte às atividades desempenhadas. Portanto, é fundamental que os servidores acompanhem os materiais, aprimorem seus conhecimentos e também sua sensibilização. Dessa forma, todos contribuirão para a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e humano.

Para saber mais, acesse a cartilha deste mês: Síndrome de Burnout.

Síndrome de Burnout é o quinto tema da campanha "Aprendendo sobre transtornos mentais"

Com informações de Cindy Rosa Martinez