Início > Unipampa Celebra 20 Anos Do Curso de Administracao E 10 Anos Do Ppga Em Santana Do Livramento
Data de publicação 22/09/2026 - 15:45 Atualizado em: 22/09/2026 - 15:45

Unipampa celebra 20 anos do curso de Administração e 10 anos do PPGA em Sant’Ana do Livramento

Evento reuniu docentes, técnicos, estudantes e egressos e homenageou integrantes das primeiras turmas dos cursos

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, no dia 12 de setembro, em Santana do Livramento, uma celebração pelos 20 anos do Curso de Graduação em Administração e pelos 10 anos do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do Campus Santana do Livramento. O encontro ocorreu na Casa de Eventos Galeto Itália e reuniu docentes, técnicos, estudantes, egressos e convidados.

Ao longo de duas décadas, o Curso de Administração formou 726 bacharéis e alcançou avaliação máxima do Ministério da Educação (MEC). O Mestrado Acadêmico em Administração, por sua vez, contabiliza 107 mestres formados em seus dez anos de atividades.

A programação comemorativa proporcionou o reencontro entre pessoas que participaram de diferentes momentos da trajetória da graduação e da pós-graduação. A abertura foi realizada pelo diretor do Campus Sant’Ana do Livramento, Alexandre Vicentine Xavier, com a presença do coordenador acadêmico, João Beccon de Almeida Neto.

A celebração reservou um momento para homenagear docentes que participaram dos primeiros anos do curso de Administração: Avelar Fortunato, Cláudio Albano, Paulo Cassanego, Victor Pires e Vanessa Dutra, primeira coordenadora do curso.

Também foram homenageados 13 egressos da primeira turma presentes no evento: Aline San Martin, Cesar Augusto, Eulalia Monte Blanco, Lediane Aprato, Lucine Maria, Marisa Fonseca, Marisa Guedes, Miguel Linadarkis, Patricia Veloso, Regina Garcia, Sandro Gonçalves, Tais Janaina e Telmo Morales.

A trajetória do Mestrado Acadêmico em Administração também foi lembrada durante a programação. Entre os primeiros docentes do curso homenageados estiveram Avelar Fortunato, Sebastião Ailton Adão, Rafael Ferraz, Kathiane Corso, Cláudio Albano e Paulo Cassanego.

Marcos Vinicius Bidarte e Juliana da Rosa, egressos da primeira turma do mestrado que participaram da celebração, também receberam homenagem. Os docentes que atualmente integram o quadro do PPGA foram lembrados pela atuação nas atividades do programa.

Além das homenagens, a programação possibilitou o reencontro entre colegas, professores e egressos de diferentes períodos da graduação e do mestrado, com momentos de confraternização e recordação das experiências acadêmicas vividas no Campus Sant’Ana do Livramento.

A atividade contou ainda com apresentação musical de dois egressos da Universidade. Jeferson Ferron, formado na graduação e no Mestrado em Administração, e Luis Paulo Cortez, egresso do curso de Ciências Econômicas, foram responsáveis pela música ao vivo durante o encontro.

A organização da celebração ficou a cargo dos professores Andressa Hennig, Claudia Garrido, Isabela da Matta, João Beccon, Kathiane Corso, Luiz Lima e Silvia Flores. O evento contou também com o apoio de empresas e empreendedores da região.