Início > Unipampa Divulga Processo Seletivo Especifico Para Ingresso de Fronteiricos
Data de publicação 21/03/2022 - 11:02 Atualizado em: 21/03/2022 - 11:02

Unipampa divulga processo seletivo específico para ingresso de fronteiriços

Oportunidade é para residentes em Alvear, Santo Tomé e Paso de los Libres, na Argentina, e Rio Branco e Rivera, no Uruguai
Por Franceli Couto Jorge

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Específico para Ingresso de Fronteiriços 2022 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). São 179 vagas distribuídas em 22 cursos de graduação nos campi Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana, todos situados em região de fronteira no Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas até dia 04 de abril, através do Portal de Ingresso na Graduação da Unipampa.

A distribuição das vagas ocorre da seguinte forma: para os cursos ofertados pelo Campus Itaqui podem concorrer os residentes em Alvear (Argentina); para os cursos de graduação do Campus Jaguarão podem participar da seleção os residentes em Rio Branco (Uruguai); já as vagas para os cursos do Campus Santana do Livramento destinam-se para os residentes em Rivera (Uruguai); da oferta do Campus São Borja podem participar os residentes em Santo Tomé (Argentina); e para os cursos do Campus Uruguaiana podem participar da seleção os residentes em Paso de los Libres (Argentina).

Como participar?

O Processo Seletivo Específico para Ingresso de Fronteiriço 2022/1 ocorrerá por meio do envio de uma carta de intenção que visa a avaliar o conhecimento e interesse do/a candidato/a. A carta deverá ser escrita em língua portuguesa ou língua espanhola e estar dentro da formatação definida pelo Edital nº 68/2022. Além disso, deve conter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 40 linhas digitadas, em folha A4, com fonte Times New Roman ou Arial.

Em relação ao texto, o documento deve ter: apresentação do/a candidato/a e objetivo da carta; a descrição de sua trajetória familiar, pessoal, escolar e profissional; argumentos sobre o interesse e a motivação para ingressar na Unipampa, no campus escolhido e no curso desejado; apontar o que espera da Unipampa e do curso o qual deseja cursar; e, no encerramento, apontar quais são suas expectativas, benefícios e contribuições para o país ou região que deseja atuar como futuro profissional da área escolhida.

Para saber mais, acesse o Edital nº 68/2022 e leia atentamente todas as orientações contidas no documento. Acompanhe as atualizações em https://sites.unipampa.edu.br/ingresso/ e nas mídias sociais da Unipampa.