Início > Unipampa Realiza Formatura Em Santana Do Livramento
Data de publicação 27/02/2016 - 17:09 Atualizado em: 29/02/2016 - 15:52

Unipampa realiza formatura em Santana do Livramento

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) diplomou, na última sexta-feira, 26, acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Tecnologia em Gestão Pública. Ao todo, foram 49 graduados na cerimônia de colação de grau do Campus Santana do Livramento, que ocorreu no Ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil.

Na abertura da solenidade, a diretora do Campus Santana do Livramento, Daniela Vanila Benetti, destacou a excelência dos cursos oferecidos pela Unipampa no município. “Os cursos do campus confirmam a qualidade com notas não inferiores a 4, em uma escala de 1 a 5”, ressaltou.

O vice-reitor da Unipampa, professor Maurício Aires, parabenizou a diretora Daniela pela condução da gestão, que permitiu ao campus conquistar mais uma graduação e um curso de pós-graduação, respectivamente, a graduação em Direito e o mestrado em Administração.

Os oradores das quatro turmas destacaram em seus discursos a oportunidade de serem diplomados em uma universidade pública federal. Além do ensino gratuito, a Unipampa promove a inclusão e oportuniza aos alunos de diferentes regiões do país o ingresso no Ensino Superior. A oportunidade também se estende aos moradores dos países fronteiriços. É o exemplo das turmas de Ciências Econômicas e Relações Internacionais, que graduaram alunos uruguaios.

A cerimônia também contou com a entrega das Láureas Acadêmicas concedidas aos alunos pelo reconhecimento ao desempenho acadêmico excepcional no desenvolvimento da aprendizagem e de acordo com a Resolução nº 29-2011. O anúncio foi feito pelo pró-reitor de Graduação, Ricardo Carpes, e os certificados foram entregues pelos coordenadores dos cursos para Camila dos Santos Pinto, de Administração; Vivian Tatiana Rodriguez, do curso de Ciências Econômicas; Maurício Lima Collaziol, de Relações Internacionais e para Rose Neide Magalhães Mendonça, do curso de Tecnologia em Gestão Pública.

Por fim, o reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Hansen, destacou em seu pronunciamento a expansão e reforma que abriga a Unidade Universitária do Campus Santana do Livramento, com investimentos na ordem de R$ 10 milhões. “Trata-se de um dos maiores investimentos de nossos campi, atendendo aos pedidos e anseios dessa comunidade, com um prédio moderno e adaptado para inclusão e acessibilidade”, afirmou.

Prêmio Mérito Acadêmico e TCC Destaque

Durante a solenidade, três acadêmicos que se destacaram com a maior média durante a graduação receberam o Prêmio Mérito Acadêmico. Os certificados para os alunos com melhor aproveitamento foram entregues pelas representantes dos Conselhos Regionais de Administração e Economia, Carmen Lia Remedi Fros e Simone Magalhães, respectivamente. Os alunos premiados são: Camila dos Santos Pinto, de Administração; Janice Dias Ocaña, do curso de Ciências Econômicas, e Rose Neide Magalhães de Mendonça, da turma de Tecnologia em Gestão Pública.

Para o curso de Relações Internacionais foi concedido o Prêmio TCC Destaque, que tem como objetivo reconhecer aspectos do Trabalho de Conclusão de Curso, tais como originalidade, análise crítica e profundidade teórica. Para fazer a avaliação, foi instituída uma Comissão Examinadora. O trabalho escolhido tem como título “Política Externa, Desenvolvimento e Segurança: O papel do Brasil na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti”, de Diego Felipe Barbosa Antunes.

Fotos: Franceli Couto - ACS Unipampa