Início > Artigo do campus bage e premiado internacionalmente
Data de Publicação 19/12/2018 - 13:41 Atualizado em 19/12/2018 - 13:41 910 visualizações

Artigo do Campus Bagé é premiado internacionalmente

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O artigo HEVC Residual Syntax Elements Generation Architecture for High-Throughput CABAC Design do egresso do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Alessandro via Piana Saggiorato, orientado pelo professor Fábio Luis Livi Ramos foi premiado como melhor artigo de estudante da conferência IEEE International Conference on Electronics, Circuits and Systems (IEEE ICECS).

O evento, classificado como Qualis restrito pela Capes na área de ciência da computação (Qualis B1), teve em torno de 200 trabalhos aceitos para publicação de um total de 400 submetidos. É característica da conferência a presença majoritária de trabalhos de universidades, institutos de pesquisas e empresas europeias (mais de 70% dos trabalhos), com considerável participação de trabalhos norte-americanos, japoneses e chineses.

De acordo com Ramos, o artigo trata de um sistema digital para processamento de vídeo usando o padrão HEVC.

“O objetivo é o melhoramento/aperfeiçoamento de possíveis etapas críticas no processo de compactação e transmissão de vídeo digital, usando o padrão HEVC, para podermos alcançar transmissões de vídeo em alta qualidade e com entrega do mesmo em tempo-real”, explica ele.

O artigo teve co-autoria de professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).