Campus Dom Pedrito da Unipampa promove atividade técnica sobre compostagem
Os estudantes do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, realizaram, no dia 12 de junho , uma atividade voltada à assistência técnica à comunidade. Na ocasião, os participantes puderam colocar em prática a integração de ensino, extensão universitária e sustentabilidade ambiental.
A ação ocorreu na Rede Horto de Ensino, instituição católica administrada por religiosas que, além de residirem no local, produziram uma horta para plantar parte dos alimentos consumidos no local. Essa demanda surgiu a partir do interesse da irmã Terezinha em aprender a utilizar uma composteira doada, mas que ainda não havia sido implantada por falta de orientações técnicas sobre manejo e funcionamento do sistema.
As práticas foram realizadas através da disciplina de manejo e fertilidade do solo, ministrada pela professora Thayse do Amaral Aires, com os estudantes de Zootecnia João Manoel Brum Costa e João Pedro Moraes Martins de Vargas. Como parte da orientação técnica, o grupo realizou a instalação da composteira e fez uma apresentação prática sobre as etapas do processo de compostagem, desde a utilização de minhocas, técnicas para acelerar a decomposição de resíduos orgânicos, até a potencialização da produção de adubos.
Os benefícios ambientais e produtivos da compostagem foram abordados, destacando o aproveitamento dos resíduos vegetais gerados pela cozinha da instituição, que poderão retornar para a horta.
Para a irmã Terezinha, a compostagem é um projeto que desejava realizar há muito tempo, mas que, segundo ela, por falta de conhecimento, ainda não havia sido executado. A atividade proporcionou o início da prática e sua continuidade, pois a equipe se colocou à disposição para auxílios durante o período de adaptação do uso da composteira.
Para a professora Thayse, “a experiência evidencia a importância da extensão universitária desenvolvida nas disciplinas de graduação, permitindo que os estudantes vivenciem situações reais de assistência técnica e construção coletiva do conhecimento.” Ela reforça que, diante da receptividade da ação, a proposta é ampliar iniciativas semelhantes, levando orientações sobre compostagem e manejo sustentável de resíduos orgânicos para outras pessoas da comunidade que manifestarem interesse.
Últimas notícias
-
08/07/2026 - 15:43
-
07/07/2026 - 15:59
-
Unipampa publica nova homologação de concurso para Técnicos-Administrativos após anulação de questão07/07/2026 - 11:39
-
06/07/2026 - 17:26
-
03/07/2026 - 14:07








