Clube de Astronomia realiza observação do eclipse “Lua de Sangue”
O Clube de Astronomia Amadora e o curso de licenciatura em Matemática do Campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizaram, na madrugada do dia 14, o evento de observação e registro do eclipse lunar total “Lua de Sangue". O encontro foi organizado pelo técnico-administrativo em educação e doutor em educação em ciências pelo Campus Uruguaiana, Fernando Siqueira da Silva, pelo professor do curso de licenciatura em Matemática, Alex Sandro Gomes de Leão, e pelo estudante de Matemática e bolsista Gabriel Fraga Moreira de Carvalho.
Realizada no pátio do Campus Itaqui da Unipampa, a atividade reuniu cerca de 30 pessoas, entre alunos, professores e comunidade externa. Ainda na noite do dia 13, antes do início do eclipse, o evento iniciou com apresentação musical. Logo após, Fernando Siqueira falou sobre o projeto de extensão Ensino de Astronomia para Educadores e do Clube de Astronomia da Unipampa Itaqui. Na sequência, Gabriel Carvalho falou sobre o tema “Ensino e Discussão de Astronomia: Fenômenos lunares e ferramentas didáticas para o estudo e observação”. Após o jantar e confraternização, os participantes realizaram observações da lua cheia e acompanharam o início e o final do eclipse lunar Lua de Sangue usando 3 telescópios.
Segundo Fernando Siqueira, a atividade de observação do eclipse lunar "Lua de Sangue" representa um marco significativo tanto para a Universidade quanto para a comunidade externa. Em primeiro lugar, o evento reforça o papel da instituição como agente de democratização do conhecimento científico, ao levar a astronomia para além das salas de aula e aproximá-la do público de forma prática e inspiradora. A presença de 30 participantes, entre estudantes, docentes e moradores da região, ilustra o interesse da comunidade por temas científicos e a importância de iniciativas que unam teoria e prática.
Siqueira complementa que, para a Universidade, atividades como essa concretizam a missão de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ao envolver graduandos de matemática, o projeto não apenas qualifica futuros educadores, mas também estimula a aplicação de conceitos matemáticos e físicos em contextos reais, como o uso de telescópios e a análise de fenômenos celestes. Além disso, o evento serviu como vitrine para o Clube de Astronomia Amadora, nascido no contexto do projeto de extensão Ensino de Astronomia para Educadores, e visa ser um espaço permanente de troca de saberes, integrando a academia e a sociedade.
Conforme Siqueira, para a comunidade externa, a observação do eclipse lunar foi uma oportunidade única de acesso à ciência de forma lúdica e acessível. Ao utilizar telescópios e explicar fenômenos como a "Lua de Sangue", o projeto despertou curiosidade e incentivou o pensamento crítico, especialmente entre jovens e crianças. Essas ações fortalecem o vínculo entre a Unipampa e a população local, mostrando que a ciência não é distante, mas parte do cotidiano.
Ao finalizar, Siqueira enfatiza que, além de cumprir um papel educacional, o evento também exerce papel cultural, ao resgatar o encantamento pelo céu noturno e promover a valorização da astronomia como ferramenta de transformação social. O sucesso desta primeira observação abre caminho para novas edições e consolida a Unipampa Itaqui como referência regional em divulgação científica e engajamento comunitário.
O que é a “Lua de Sangue”?
Fernando Siqueira explica que a “Lua de Sangue” é um fenômeno astronômico que ocorre durante um eclipse lunar total, quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural. A coloração avermelhada da Lua se deve à dispersão da luz solar na atmosfera terrestre, que filtra e refrata os comprimentos de onda mais curtos, azul e violeta, deixando passar apenas os tons avermelhados, chamada dispersão de Rayleigh. Esse efeito é similar ao que acontece durante o pôr do sol. Assim, em vez de desaparecer completamente, o satélite reflete essa luz avermelhada, criando a aparência dramática e chamativa que inspirou o nome popular.
Como participar do Clube de Astronomia?
Graduandos de Matemática e ciências afins podem se inscrever como voluntários no projeto. Professores podem contribuir com oficinas e pesquisas. E-mail: fernandoda@unipampa.edu.br ou Whatsapp: (55)99970-3083
Últimas notícias
-
29/04/2025 - 14:07
-
28/04/2025 - 19:27
-
25/04/2025 - 14:07
-
25/04/2025 - 05:51
-
23/04/2025 - 14:13