Início > Construcao do projeto institucional do pibid e tema de encontro entre coordenadores do programa
Data de Publicação 19/07/2018 - 15:47 Atualizado em 19/07/2018 - 15:49 915 visualizações

Construção do projeto institucional do Pibid é tema de encontro entre coordenadores do programa

Por Aline Reinhardt da Silveira

Coordenadores de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) reuniram-se em Bagé na quinta-feira, 12 de julho, para o I Encontro de Formação do Pibid/Unipampa e I Encontro de Coordenadores de Área do Pibid. A reunião de trabalho focou o tema da construção do Projeto Institucional do programa na perspectiva das práticas, com o subtema “inovação pedagógica e transgressão (in)disciplinar”.

Conforme a coordenadora institucional do Pibid na Unipampa, professora Patrícia Moura, o encontro serviu para fazer a análise conjunta dos itens do Projeto Institucional, os quais foram pré-organizados pela coordenadora a partir de uma primeira produção do grupo de coordenadores de área. Na avaliação da professora, o resultado do encontro foi a produção de um Projeto Institucional legitimamente produzido pelo grupo de coordenadores do Pibid.

O vice-reitor, professor Maurício Vieira, participou da atividade e, na ocasião, destacou o empenho de todos os docentes que colaboraram com os subprojetos do Pibid, bem como ressaltou a importância da atenção ao que considera o maior desafio da universidade pública, a permanência do aluno nos cursos de licenciatura. “Há uma geração de jovens que cresceram buscando o sonho da universidade pública em sua região, e nós como educadores temos o dever de lutar pela permanência destes jovens nos nossos bancos universitários”, comentou.

O objetivo do Pibid é oportunizar a realização de projetos de iniciação à docência, tendo como público alvo discentes que estejam na primeira metade dos cursos de licenciatura. Esses projetos ocorrem em escolas públicas por meio de regime de colaboração entre instituições de ensino superior e redes públicas. Na escola, o discente de iniciação à docência é acompanhado por um professor da educação básica, denominado supervisor. Na universidade, os estudantes são orientados por um docente, denominado coordenador de área.

Encontro reuniu coordenadores de área em Bagé - foto: Ronaldo Estevam
      Encontro reuniu coordenadores de área em Bagé - foto: Ronaldo Estevam