Início > Curso de engenharia de minas e aprovado pelo mec e obtem nota 4
Data de Publicação 22/10/2021 - 17:38 Atualizado em 22/10/2021 - 17:38 1531 visualizações

Curso de Engenharia de Minas é aprovado pelo MEC e obtém nota 4

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Nesta semana a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu a aprovação do Curso de Engenharia de Minas, situado no Campus Caçapava do Sul, pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação ainda recebeu a nota quatro, sendo a máxima 5. A avaliação aconteceu durante o mês de outubro deste ano.

De acordo com o diretor do Campus Caçapava do Sul, José Waldomiro Rojas, com a instalação do curso a Unipampa não precisará fazer nenhum novo investimento, já que a infraestrutura necessária para as aulas está toda disponível no Laboratório de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios (Latram), inaugurado em 2019. Além disso, o corpo docente da graduação será composto pelos professores do Curso Superior de Tecnologia em Mineração.

“O curso iniciou com a reunião de um pequeno grupo de professores do Curso Superior de Tecnologia em Mineração que tinha interesse em implantar a Engenharia de Minas. Nós temos uma região rica em recursos minerais e na área de Mineração, principalmente em cobre e calcário por isso a importância do curso. A graduação irá ajudar para o enriquecimento da região”, explica ele. Rojas ainda salienta que o Campus Caçapava do Sul já está recebendo a procura de muitos interessados em cursar a Engenharia, o que reflete também no desenvolvimento do município e da região.

A coordenadora do curso de Engenharia de Minas, Meise Pricila de Paiva, conta que o processo para a criação da graduação foi longa, mas muito desejada: “começou em meados de 2015 quando um grupo de alunos do CSTM manifestou interesse em uma graduação completa. Em seguida os egressos começaram a ter dificuldades junto ao Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea) e mercado de trabalho. Constatando que a demanda inicial já havia sido atendida, os professores começaram a elaborar o Projeto Pedagógico do Curso em 2018.”

Paiva ressalta que a aprovação veio após um árduo trâmite interno, a curricularização da extensão, a mudança das Diretrizes Curriculares Nacionais e a Pandemia de Covid-19. “Estamos muito felizes com a autorização do curso de Engenharia de Minas e gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos.  Assim, o resultado que vemos hoje nada mais é do que o atendimento ao desejo dos nossos alunos, afinal tudo o que fazemos é para eles”.

Segundo a coordenadora a Engenharia de Minas da Unipampa é um curso moderno, com a carga horária otimizada e disciplinas que preparam o profissional para o futuro, como a programação e a ciência de dados, e com responsabilidade ambiental.

“Esperamos ter o curso em pleno funcionamento o mais breve possível com o ingresso de alunos de todo o Brasil, de diplomados que aguardam a abertura da Engenharia de Minas, e de alunos de toda a Unipampa que desejem realizar a reopção”, completa a professor

Curso de Engenharia de Minas é aprovado pelo MEC e obtém nota 4