Início > Daiinter abre chamada interna de apoio ao intercambio estudantil no exterior
Data de Publicação 19/06/2023 - 17:58 Atualizado em 19/06/2023 - 17:58 720 visualizações

Daiinter abre Chamada Interna de Apoio ao Intercâmbio Estudantil no Exterior

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas para a Chamada Interna nº 4/2023 de Apoio ao Intercâmbio Estudantil no Exterior. A ação tem como objetivos fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica e o intercâmbio estudantil; oportunizar frentes de colaboração e reciprocidade, buscando como resultado aproximar as pessoas da ciência; propiciar aos estudantes selecionados a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras bem como contrastar com a experiência própria e adquirir uma visão mais rica e universalista da realidade, além de desenvolver ações de financiamento voltadas à internacionalização.

Estudantes de graduação e pós-graduação podem se inscrever até o dia 2 de setembro para receber um auxílio para intercâmbio acadêmico no valor de R$1.187,00 a ser pago em cota única. Serão financiados até 10 auxílios, por ordem de recebimento, número que poderá ser ampliado conforme readequação orçamentária.

A ordem de prioridade é a seguinte:

a) Estudantes de graduação aprovados para estágio obrigatório ou não obrigatório, para pesquisas conjuntas ou mobilidade para realização de estudos, ambos no exterior, com no mínimo 15 (quinze) dias de duração;

b) Estudante de pós-graduação aprovados para estágio obrigatório ou não obrigatório, para pesquisas conjuntas ou mobilidade para realização de estudos, ambos no exterior, com no mínimo 15 (quinze) dias de duração, sendo o máximo de 40% do número de auxílios previsto na Chamada Interna.

Para inscrição, o proponente deverá enviar, através de seu e-mail institucional, os seguintes dados para o e-mail daiinter@unipampa.edu.br:

a) Nome completo, endereço, telefone, número de matrícula, curso e campus, no corpo do e-mail de inscrição;

b) Comprovante de matrícula ativa e do histórico escolar simplificado, em curso de graduação ou pós-graduação na Unipampa, anexado ao e-mail;

c) Cópia de documento oficial de identidade com foto, anexado ao e-mail;

d) Plano de estudo com descrição dos componentes curriculares a serem cursados, plano de atividades de estágio ou pesquisa, elaborado em conjunto com o coordenador do curso e assinado por ambos.

As propostas serão avaliadas pela equipe da Daiinter, com emissão de parecer individual que avaliará o mérito e a pertinência. Documentos complementares poderão ser solicitados para subsidiar a avaliação a critério da Daiinter. Os trâmites institucionais para realização da viagem são de inteira responsabilidade dos proponentes, cabendo à Daiinter a realização do pagamento do valor estipulado na Chamada Interna.

Mais informações estão disponíveis na Chamada Interna Daiinter nº4/2023.