Início > E publica e gratuita e em bage
Data de Publicação 25/01/2022 - 17:30 Atualizado em 27/01/2022 - 17:19 2096 visualizações

É pública, é gratuita, é em Bagé

Por Micael dos Santos Olegário

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Bagé", campus Bagé vista aérea dos prédios, laboratórios e planetário

A cidade de Bagé está localizada às margens do Rio Camaquã, próxima ao Uruguai, e é conhecida como “Rainha da Fronteira”. Fundado em 17 de julho de 1811, data estabelecida pelo historiador Tarcísio Antônio da Costa Taborda, o local foi durante muitos anos palco de disputas entre portugueses e espanhóis por sua localização geográfica. O município tem cerca de 120 mil habitantes e abriga um dos campi da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa.

A Unipampa Campus Bagé possui 11 cursos de graduação, são eles: Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Física, Letras - Línguas adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música e Química. Além da estrutura tradicional para os cursos e da biblioteca, o Campus Bagé também conta com um planetário inaugurado em 2017 e laboratórios de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Química, Música e outros. Para quem quiser seguir na Universidade, o Campus Bagé também oferece algumas especializações e mestrados.

A Universidade conta com uma política pública de amplo desenvolvimento, como comenta o diretor do Campus Bagé, Alessandro Carvalho Bica. “A Universidade Federal do Pampa, nossa Unipampa, é esperança, resistência, luta, dedicação e do desejo de muitas pessoas comuns e de muitos políticos, mas também do empenho e do avanço de políticas públicas de educação assertivas que fizeram com que nossa região tivesse uma Educação Superior Gratuita e Pública.” Além disso, o diretor ressalta a importância da Unipampa na criação de oportunidades e no crescimento da região do Pampa.

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos, acesse - Cursos de graduação do Campus Bagé

A cidade de Bagé também tem pontos de interesse e atração cultural e turística, como o Instituto de Belas Artes, com foco na música e nas danças, e a Casa de Cultura Pedro Wayne, onde acontecem eventos com foco na cultura popular da região. Bagé foi escolhida para as gravações de “O Tempo e o Vento”, filme inspirado na  obra de Érico Veríssimo, por isso foi construída a cidade cenográfica de Santa Fé. O bioma Pampa proporciona o desenvolvimento da fruticultura na região, com destaque para as oliveiras e os parreirais dos quais são produzidos azeites e vinhos em Bagé. Por fim, a Festa do Churrasco da cidade é reconhecida mundialmente como o maior churrasco do mundo.

De acordo com o site Custo de Vida, o aluguel de uma kitnet na região mais periférica da cidade custa em torno de R$750, já o aluguel de um apartamento de três quartos na área central seria em torno de R$1.800. Com relação à alimentação, uma opção oferecida pelo Campus Bagé é o Restaurante Universitário. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o episódio do podcast da campanha sobre o Campus Bagé

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Bagé

Hotéis e imobiliárias de Bagé

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC)

Site da Prefeitura de Bagé

Guia de Turismo

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Bagé"