Início > E publica e gratuita e em jaguarao
Data de Publicação 31/01/2022 - 16:59 Atualizado em 01/02/2022 - 17:10 1688 visualizações

É pública, é gratuita, é em Jaguarão

Por Micael dos Santos Olegário

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Jaguarão", campus Dom Pedrito em vista aérea

No extremo sul do Rio Grande do Sul está o município de Jaguarão, uma das cidades que possui campus da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa. A cidade, que faz fronteira com o Uruguai, tem cerca de 28 mil habitantes e é marcada pela sua localização. Entre 1927 e 1930, foi construída uma ponte internacional ligando Jaguarão com o município de Rio Branco no Uruguai.

O Campus Jaguarão oferece nove possibilidades de graduação de forma gratuita e em uma universidade pública de qualidade, e com foco na área de linguagens. Os cursos de Jaguarão são os seguintes: Gestão de TurismoHistória, Letras - Espanhol e Literatura Hispânica, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Letras Português EaD, Letras Português EaD/UAB, Pedagogia, Pedagogia EaD/UAB e Produção e Política Cultural. A Unipampa ainda oferece, em Jaguarão, a possibilidade de realizar algumas especializações e possui um curso de mestrado.

A diretora do Campus Jaguarão, Silvana Gritti, cita o ambiente calmo e a integração com a fronteira como fatores diferenciais da cidade, e que colaboram na formação dos discentes, inclusive facilitando o aprendizado de uma língua estrangeira. Além disso, a localização e paisagem natural do Campus proporcionam um ambiente agradável para os acadêmicos. “A área total do Campus é de 2 hectares, com muitas árvores e áreas verdes adjacentes que propiciam um conforto ambiental. Nessa área externa existe uma academia ao ar livre para ser utilizada pela comunidade acadêmica. A localização do campus é na zona urbana do município, o que facilita o deslocamento dos estudantes até o local.”

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos acesse: Cursos de graduação do Campus Jaguarão

Jaguarão foi fundada em 23 de novembro de 1855 e o Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dentre os pontos turísticos culturais da cidade podem ser citados o Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão e a Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas. Outra atração de Jaguarão reconhecida pelo Iphan é o Teatro Politeama Esperança, construído no século XIX, é considerado um dos melhores teatros do Brasil. Cabe destacar também que por conta das festas de carnaval o município é conhecido como “Salvador do Sul”.

Segundo o site Custo de Vida, o aluguel na região periférica de Jaguarão, de uma kitnet, seria de R$250, e de um apartamento de três quartos, na região central, giraria em torno de R$1.800. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o episódio do podcast sobre o Campus Jaguarão.

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Jaguarão

Hotéis e imobiliárias de Jaguarão

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Prefeitura de Jaguarão

Guia de Turismo

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Jaguarão"