Início > E publica e gratuita e em santana do livramento
Data de Publicação 01/02/2022 - 17:00 Atualizado em 02/02/2022 - 17:01 1751 visualizações

É pública, é gratuita, é em Santana do Livramento

Por Micael dos Santos Olegário

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Santana do Livramento", campus Santana do Livramento em vista aérea

Ao lado de Rivera, na fronteira com o Uruguai, está a cidade de Santana do Livramento, conhecida como “Fronteira da Paz”. O município de cerca de 75 mil habitantes e mais de 180 anos de história é um dos símbolos da integração do Mercosul, justamente por sua localização. E as fronteiras do conhecimento também estão em Santana do Livramento, a cidade possui um dos dez campi da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa.

Entre os cursos de graduação do Campus Santana do Livramento estão: Administração, Ciências Econômicas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Direito e Relações Internacionais, na modalidade presencial, Letras - Português em EaD e Administração Pública na modalidade de EaD/UAB. Todos os cursos contam com professores qualificados, e para quem quiser seguir na vida acadêmica existem dois cursos de pós-graduação, uma especialização em Relações Internacionais Contemporâneas e um Mestrado em Administração.

Segundo o diretor do Campus Santana do Livramento, Alexandre Vicente Xavier, o intercâmbio cultural e de saberes é um dos principais aspectos de destaque na Unipampa, em um campus que possui ótima estrutura e está muito bem localizado no centro da cidade. “O fato de estar inserido em uma divisa internacional possibilita um intercâmbio acadêmico muito frutífero, por meio de projetos concebidos a partir dessa realidade fronteiriça, Por estar às portas do Mercosul, a Unipampa representa um ativo estratégico para a formação de todos os nossos alunos, e a convivência com colegas uruguaios permite um rico intercâmbio de experiências.”

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos acesse: Cursos de graduação do Campus Santana do Livramento

A cidade de Santana do Livramento também se destaca por sua produção de vinhos, sendo as três principais vinícolas: Cordilheira de Sant'Ana, Almadén e Santa Colina. A agricultura e pecuária, juntamente com o comércio, ajudam a compor a economia local. Santana do Livramento possui museus e casas de culturas que preservam a história do município, como sua origem a partir das tribos indígenas Charrua e Minuano, e a história da época da Revolução Farroupilha.

O custo do aluguel de kitnet em Santana do Livramento está em torno de R$600, já o aluguel de um apartamento de três dormitórios está na faixa de R$2 mil, segundo pesquisa em site de imobiliárias locais. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o episódio do podcast sobre o Campus Santana do Livramento

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Santana do Livramento

Hotéis e imobiliárias de Santana do Livramento

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Prefeitura de Santana do Livramento

Guia de Turismo

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Santana do Livramento"