Início > E publica e gratuita e em sao borja
Data de Publicação 02/02/2022 - 17:00 Atualizado em 04/02/2022 - 13:33 2242 visualizações

É pública, é gratuita, é em São Borja

Por Micael dos Santos Olegário

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em São Borja", campus São Borja em vista aérea

“A Terra dos Presidentes”, São Borja é o lugar de origem dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart. No pampa gaúcho e fazendo fronteira com a Argentina, no extremo oeste do Rio Grande do Sul, São Borja faz parte também dos Sete Povos das Missões, reduções fundadas pelos padres jesuítas no século XVII. Além de todo seu patrimônio histórico e cultural, a cidade de cerca de 62 mil habitantes possui um dos dez campi da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa.

No Campus São Borja são ofertados sete cursos de graduação presenciais: Ciências Sociais - Ciência Política, Ciências Humanas, Jornalismo, Direito, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Serviço Social, mais História e Geografia na modalidade a distância EaD/UAB. O campus possui uma estrutura diversa e de qualidade, como o Estúdio de TV e os laboratórios de rádio, fotografia e ciência política,  além de professores e técnicos especializados. Dessa forma, a Unipampa proporciona uma formação pública, gratuita e completa para seus estudantes. O Campus São Borja também oferece pós-graduações em níveis de especialização e mestrado para aqueles que forem seguir na vida acadêmica.

O coordenador acadêmico do Campus São Borja, Thiago Sampaio, comenta que o principal diferencial do campus é o compromisso estabelecido pela comunidade acadêmica e o engajamento com a cidade, promovendo mudanças e desenvolvendo projetos de pesquisa e ensino. Isto colabora também para o acolhimento dos estudantes ao ingressar na Unipampa. “Tenho certeza que qualquer discente, venha de onde vier, será bem recebido no Campus São Borja, que hoje é uma grande família e tem acolhido muito bem todos os servidores e discentes que vêm para o campus”, afirma Sampaio.

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos acesse: Cursos de graduação do Campus São Borja

O patrimônio histórico de São Borja está preservado através do Museu da Casa de Getúlio Vargas e do Memorial Casa de João Goulart. Na Praça XV, centro da cidade, fica o memorial de Getúlio Vargas. O município também é conhecido como "Capital Gaúcha do Fandango", pela quantidade de bailes durante a Semana Farroupilha, no período de 13 a 20 de setembro. Na questão turística, a Praça XV, o Parcão (Parque General Vargas), a Praça da Lagoa e o Cais do Porto, com vista para a Ponte Internacional, que liga a cidade com a Argentina, são os principais atrativos da cidade.

De acordo com a direção do Campus São Borja, os aluguéis na cidade tem uma média aproximada de R$600 a depender da localização e estrutura do local. A Unipampa - Campus São Borja possui Restaurante Universitário para atender aos estudantes e possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o episódio do podcast sobre o Campus São Borja.

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus São Borja

Hotéis e imobiliárias de São Borja

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Site da Prefeitura de São Borja

Guia de Turismo

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em São Borja"