Início > Edital pdp 2015 busca diminuição da retenção e controle da evasão
Data de Publicação 14/01/2015 - 15:25 Atualizado em 14/01/2015 - 15:25 3774 visualizações

Edital PDP 2015 busca diminuição da retenção e controle da evasão

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lançou nesta semana o Edital 09/2015, do Programa de Desenvolvimento Pedagógico (PDP 2015). O edital traz como foco intervenções para diminuição da retenção e controle da evasão nos cursos de Graduação.  O programa traz duas modalidades, ao nível da Gestão Acadêmica e ao nível da Gestão dos Cursos de Graduação.

A modalidade ligada à Gestão Acadêmica é destinada aos projetos de desenvolvimento educacional propostos pelos membros da equipe pedagógica dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional (NuDE) em parceria com as Coordenações Acadêmicas dos campi. Os projetos neste nível devem contemplar os cursos e/ou acadêmicos de todo campus (caráter institucional/unidade acadêmica), e apresentar ações nas linhas apoio pedagógico e formação docente.

Já a modalidade ligada à Gestão dos Cursos de Graduação é destinada aos projetos de desenvolvimento educacional propostos por Coordenadores de Cursos de Graduação, em parceria com os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Os projetos neste nível contemplarão ações de melhoria da qualidade dos cursos por meio de ações didático-pedagógicas nas linhas especificadas no Edital 09/2015, com apoio de uma bolsa de monitoria.

Os objetivos gerais da modalidade Gestão dos Cursos de Graduação são:

• Fomentar a qualidade do ensino ofertado nos cursos de graduação;
  • estimular a criação de projetos no âmbito do apoio pedagógico que tenham como foco a minimização e/ou superação de problemas relacionados, especialmente, a retenção e evasão e demais dificuldades encontradas em áreas específicas do conhecimento, componentes curriculares e/ou cursos de graduação;
  • promover a criação de projetos no âmbito da formação docente como forma de garantir o aperfeiçoamento pedagógico, promovendo ações de melhoria no processo ensino-aprendizagem;
  • desenvolver levantamento de problemáticas e ações de superação de dificuldades de e na aprendizagem em componentes curriculares que constituem a base de formação profissional, considerando as especificidades dos cursos;
  • estimular o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas interdisciplinares, contextualizadas, dialógicas, com foco na humanização, relevância social e excelência científica.

Já a modalidade dedicada à Gestão Acadêmica objetiva:

• Fomentar a formulação e o desenvolvimento de projetos na área de apoio pedagógico e na formação docente com vistas à excelência acadêmica na UNIPAMPA;
  • fomentar a qualidade do processo pedagógico no campus;
  • contribuir com a qualificação do desempenho didático-pedagógico inerente às práticas docentes na Educação Superior;
  • sistematizar dados e ações advindos de projetos de desenvolvimento pedagógico com foco no apoio pedagógico e na formação docente no âmbito da educação superior da UNIPAMPA, a fim de criar ações e programas de assessoramento pedagógico às dificuldades de aprendizagem e à permanência dos acadêmicos nos cursos.

O cronograma do Edital prevê a inserção de projetos na Plataforma SIPPEE até o dia 2 de fevereiro. Após parecer e autorização do Campus e a homologação dos projetos pela Prograd, os interessados terão o período de 23 de fevereiro a 20 de março para realizar a submissão de projetos ao Edital PDP 2015 no SIPPEE.

Confira o Edital 09/2015 completo.