Início > Intercambio para colombia unipampa oferta quatro vagas para o programa bracol
Data de Publicação 17/10/2019 - 11:47 Atualizado em 17/10/2019 - 11:47 2676 visualizações

Intercâmbio para Colômbia: Unipampa oferta quatro vagas para o Programa Bracol

Por Franceli Couto Jorge

Você já pensou em estudar um semestre em alguma universidade estrangeira? Se você é estudante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), esta pode ser a sua oportunidade. A instituição está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos de graduação que desejam se candidatar a uma das quatro vagas ofertadas pelo Programa Bracol (Brasil-Colômbia) para estudar em universidades colombianas.

São duas vagas para o primeiro semestre de 2020 nas seguintes universidades: Universidad De Cundinamarca (Udec) e Universidad Santo Tomás. Ambas exigem nível intermediário de espanhol. As outras duas vagas são para ingresso no segundo semestre de 2020 nas instituições: Universidad Pedagógica Y Tecnológica De Colombia (Uptc) e Universidad De Manizales. Mais informações sobre os cursos ofertados em cada uma das instituições estão disponíveis no Edital nº 417/2019.

As universidades de destino comprometem-se em oferecer: hospedagem e alimentação para o estudante de intercâmbio em instalações próprias ou subvencionadas pela universidade, isenção de taxas, mensalidades, matrículas ou outras despesas semelhantes.

Quem pode participar da seleção?

Para participar da seleção, o candidato deve estar regularmente matriculado na Unipampa e ter mais de 18 anos no momento da candidatura. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) de aproveitamento dos componentes ou créditos acadêmicos cumpridos. Para o candidato à Universidad Santo Tomás, é exigido que o estudante esteja no quarto semestre ou superior.

Exige-se, ainda, ter, no mínimo, média seis no histórico escolar com, no máximo, três reprovações (por nota e/ou por frequência), e somente serão consideradas as reprovações sem aprovações posteriores no respectivo componente. O estudante que deseja concorrer à vaga, não pode ter sido contemplado anteriormente em nenhum programa de bolsas de estudo de mobilidade internacional promovido pela Unipampa e não cursar semestre de possível integralização curricular – o aluno deve cursar o intercâmbio e, após seu retorno, ao menos, três componentes curriculares a serem cursados na Unipampa.

Como se inscrever?

O período de inscrição para participar da seleção é de 16 a 31 de outubro de 2019. O candidato deverá inserir a documentação exigida pelo Edital nº 417/2019 (item 6), obrigatoriamente, em arquivo PDF, no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), na aba Seleção Programas, Projetos e Atividades Extracurriculares.

Programa Bracol: Brasil-Colômbia

O Programa Bracol tem como principais objetivos: fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica; criar frentes de colaboração e reciprocidade, com o objetivo de abrir a Universidade para o mundo, buscando como resultado aproximar as pessoas da ciência; fortalecer o intercâmbio bilateral e propiciar aos estudantes indicados a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras bem como contrastar com a experiência própria; adquirir uma visão mais rica e universalista da realidade e de promover uma maior integração entre Brasil e Colômbia.