Início > Letras ead realiza mostra online de estagios
Data de Publicação 19/07/2021 - 14:58 Atualizado em 19/07/2021 - 14:58 847 visualizações

Letras EAD realiza Mostra Online de Estágios

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Com o objetivo de compartilhar experiências e atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa para o Ensino Médio a Mostra Online de Estágios do Curso de Letras Português EAD UAB da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) ocorreu no dia 1º de julho, no formato virtual.

O evento foi organizado pela professora da Unipampa e orientadora do estágio, Ana Cristina Lovato, para que os matriculados no componente Estágio Supervisionado no Ensino Médio tivessem a oportunidade de refletir sobre a formação de professores a partir de suas experiências no estágio, que ocorreu no primeiro semestre de 2021, na modalidade remota devido à pandemia de Covid-19, que ocasionou a suspensão das aulas presenciais.

O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores que visa estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática, bem como proporcionar aos licenciandos contato com as especificidades do lugar de atuação profissional do professor de língua portuguesa, sendo este um espaço de aprendizagem e construção da identidade profissional.

Para participar da Mostra foi necessário o envio de um vídeo, antecipadamente, com o relato das experiências ou material para as apresentações no encontro síncrono. Cada apresentação teve de 6 a 8 minutos.

Os estudantes refletiram sobre os desafios, dificuldades e aprendizagens durante o estágio e destacaram pontos importantes na atuação docente como:

- Planejamento das aulas e objetos de aprendizagem;

- Ensino remoto, atividades não presenciais e a pandemia;

- Uso de tecnologias para o ensino remoto (atividades síncronas e assíncronas) e a competência digital docente;

- Formação do professor de Língua Portuguesa;

- Prática do estágio através da extensão e o curso preparatório para o ENEM.

De acordo com Lovato, além da troca de experiências, o evento serviu para destacar a potencialidade formativa dos estágios. “O estágio supervisionado no ensino médio mostrou-se um espaço/tempo de descobertas, de novas possibilidades, de inquietações, de incertezas e também de superação”.

“Em meio a um período pandêmico os desafios foram muitos, desde a falta de habilidade de uso das tecnologias, de acesso à internet, da falta de equipamentos para as aulas até questões emocionais como ansiedade, medo e de saúde, visto a contaminação pelo Coronavírus de alguns estagiários, bem como de seus familiares. Nos seus relatos percebe-se a emoção com que cada estagiário finalizara a sua trajetória no estágio; com o sentimento de missão cumprida. Os estudantes também não deixaram de ressaltar e agradecer o apoio dos professores nesta caminhada. Lembrando que além da professora orientadora estiveram com eles os professores tutores Ana Lúcia da Silva - polo Itaqui, Fernanda  Ritta - polo Hulha Negra, Vera Lucia Kelling - polo São Sepé, Jaderson Rodrigues - polo Quaraí, Kelly Savian - polo Cacequi, Rodrigo Feijó - tutor à distância”.

Tags: Graduação