Início > Lista de espera é oportunidade de continuar concorrendo vagas no sisu 2016
Data de Publicação 27/01/2016 - 17:15 Atualizado em 29/02/2016 - 16:28 17337 visualizações

Lista de Espera é oportunidade de continuar concorrendo a vagas no Sisu 2016

Chamadas serão realizadas em fevereiro
Por Aline Reinhardt da Silveira

As matrículas da chamada regular do processo seletivo via Sistema de Seleção Unificada foram finalizadas nessa terça-feira, 26, mas a oportunidade de ingressar na Universidade Federal do Pampa em 2016 ainda não se encerrou para centenas de candidatos que escolheram a Unipampa como sua primeira opção de curso no Sisu. Para continuar concorrendo, o candidato deve acessar o sistema e confirmar sua participação na Lista de Espera até 29 de janeiro. O resultado será divulgado em 11 de fevereiro.

Dinâmica da Lista de Espera

A fase de chamada pela Lista de Espera tem matrículas entre os dias 12 e 26 de fevereiro, e as chamadas serão feitas de forma subsequente ao longo de todo o período do processo. Os candidatos selecionados dentro das vagas remanescentes após a primeira fase de matrículas do Sisu serão convocados por e-mail pela Pró-Reitoria de Graduação e têm 24 horas para confirmar o interesse na vaga. O candidato não poderá efetuar a matrícula sem essa confirmação.

Após ser chamado por e-mail e confirmar o interesse na vaga, conforme edital, o candidato tem três dias úteis para realizar sua matrícula no campus no qual ocorre o curso para o qual foi selecionado. A documentação para matrícula e os endereços das unidades podem ser conferidos no site do Processo Seletivo da Unipampa.

Conforme ressalta a Pró-Reitoria de Graduação, a confirmação da vaga ocorre em duas etapas (manifestação por e-mail e matrícula) e somente a realização de ambas garante a vaga do selecionado nesta etapa do processo. Caso um ou mais candidatos convocados na Lista de Espera não confirmarem sua ocupação da vaga em uma dessas duas etapas, o próximo colocado será convocado por e-mail durante a fase de chamada pela Lista de Espera.

Chamada Oral Presencial

O pró-reitor de Graduação, Ricardo Carpes, explica que, caso ainda restem vagas e candidatos inscritos na lista de espera nos últimos dias da fase de chamada pela Lista de Espera, a Prograd poderá lançar mão do mecanismo de chamada oral presencial dos candidatos. “Existem dois mecanismos dentro da lista de espera: primeiro a chamada por e-mail, por último a chamada oral, e ambos fazem parte da fase de Lista de Espera”, ressalta. A Prograd destaca que a realização da chamada oral depende da existência de vagas remanescentes em um dado curso e de candidatos aptos inscritos na lista de espera deste curso. Caso essa chamada oral presencial ocorra, será regulada por orientação específica a ser publicada no site da Prograd.

Para ficar atento às chamadas e não perder a oportunidade o candidato deve se assegurar de que o endereço de e-mail cadastrado no Sisu é válido e está em funcionamento. A confirmação da vaga deve ser feita pela página https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos, de acordo com as instruções enviadas por e-mail.

Todos os detalhes do processo e a lista da documentação necessário para matrícula estão disponíveis no edital Sisu 2016 da Unipampa e na página do Processo Seletivo.

Após esta fase, se ainda restarem vagas, o processo seletivo prevê o lançamento de chamada pela nota do Enem, a partir de 2 de março, e os detalhes também podem ser conferidos no edital.

Tags: Graduação, SISU