Mostra de Cinema da Fronteira exibiu documentário sobre cultura Guarani nesta segunda-feira no Campus Bagé
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, recebeu, nesta segunda-feira, 4, a Mostra de Cinema da Fronteira, com a exibição do documentário Guaranis, Presente! Mbyá Apy Orekuaí. A sessão aconteceu das 18h às 19h, na sala 4205, e é aberta ao público acadêmico e externo interessado em cinema, cultura indígena e educação intercultural.
Dirigido pela cineasta Adriana Gonçalves Ferreira, em parceria com o cacique Lino Benites, o documentário foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo e apresenta o cotidiano, a espiritualidade e os saberes tradicionais da Aldeia Tekoá Pindó Mirim, situada no antigo horto municipal da vila de Santa Thereza, em Bagé. A produção é resultado de um processo colaborativo entre indígenas e não indígenas, e tem como eixo o cinema como ferramenta de educação e valorização da memória.
Além da direção de Adriana Gonçalves, o filme conta com produção de Sofia Guasque, direção de fotografia de Wagner Previtali e montagem e desenho de som assinados por Augusto Devincenzi. Integram o elenco principais representantes da comunidade Guarani, como Lino Benites, Bernardino Medina (Verá Mirim) e Antônio Benites (Kuaray Papa). A trilha sonora original traz cantos tradicionais que evocam a espiritualidade Guarani, como Nhamandú Mirim (Deus do Sol) e Nhanderu Tenondé (Deus Primeiro), elementos centrais na cosmologia do povo Mbyá.
A exibição do documentário integrou a programação do 17º Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Unipampa com a proposta de promover reflexões sobre a diversidade cultural presente na região de fronteira entre Brasil e Uruguai.
Últimas notícias
-
10/11/2025 - 20:25
-
10/11/2025 - 18:50
-
06/11/2025 - 18:42
-
06/11/2025 - 15:54
-
06/11/2025 - 13:20







