Início > Neva e inaugurado no campus sao gabriel
Data de Publicação 28/11/2019 - 17:14 Atualizado em 09/01/2020 - 15:15 1454 visualizações

Neva é inaugurado no Campus São Gabriel

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A comunidade universitária do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu na última quinta-feira, 21, o prédio do Laboratório do Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (Neva). A solenidade contou com a participação do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e pelo diretor do Campus, Chariston Dal Belo.

De acordo com o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, o Neva foi criado em 2009, ainda em Pelotas, por iniciativa do professor Filipe Victória e pela Doutora Margéli Albuqerque, na época doutorandos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Em junho de 2010, o Neva migrou para a Unipampa e desde então o grupo de pesquisa cresceu e foi registrado oficialmente no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ e tornou-se representativo na produção científica e na formação de novos pesquisadores”.

Ainda em 2010, com o início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) os pesquisadores em formação pelo mestrado começaram a trabalhar com o Neva. Com o doutorado, em 2015, o Núcleo passou a contar com pesquisadores doutorandos.

Neva

O Núcleo de Estudos da Vegetação Antártida (Neva) possui uma sede própria no Campus São Gabriel, com espaços laboratoriais e equipamentos para pesquisas com plantas, fungos e solos da Antártica. Assim o Neva não é apenas um laboratório, e sim um núcleo de pesquisas dentro da instituição, que possui diversos espaços laboratoriais.

Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica foi inaugurado no Campus São Gabriel. Fotos: Tamíris Centeno
Tags: São Gabriel