Início > Aula inaugural do mestrado em ensino contara com palestra de dalila andrade oliveira
Data de Publicação 26/06/2017 - 10:10 Atualizado em 24/07/2017 - 17:12 5514 visualizações

Aula inaugural do Mestrado em Ensino contará com palestra de Dalila Andrade Oliveira

A pesquisadora abordará a importância do ensino e da pós-graduação no processo de compreensão da realidade brasileira
Por Franceli Couto Jorge

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará a Aula Inaugural da sua primeira turma no dia 08 de agosto de 2017. A atividade contará com a presença da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dalila Andrade Oliveira. A Aula Inaugural ocorrerá no auditório do Campus Bagé, a partir das 19h, e terá como temática “A importância do ensino e da pós-graduação na contemporaneidade no processo de reflexão/compreensão da realidade brasileira”.

O coordenador do PPGE, professor Alessandro Bica, explica a importância de Dalila no cenário da educação brasileira: “As suas pesquisas nos ajudam a compreender as relações de poder e outras questões educacionais que vêm ocorrendo no último ano, tais como, o impacto do Novo Ensino Médio e a Formação de Professores”.

Dalila é pesquisadora na área de políticas públicas, autora e organizadora de vários livros sobre as temáticas de gestão, política educacional e trabalho docente, dentre eles: Gestão Democrática da Educação; Crise da escola e políticas educativas; Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes; Política e trabalho na escola - Administração dos sistemas públicos de educação básica e Política e gestão da educação.

Sobre a palestrante

Dalila Andrade Oliveira é professora titular da Faculdade de Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Políticas Públicas e Educação. É graduada em Ciências Sociais (1986) e mestre em Educação (1992) pela UFMG. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Seu pós-doutorado foi realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005) e na Université de Montréal, no Canadá (2005). Atuou como fellow visiting no Instituto de Educação da Universidade de Londres (2014-2015). Foi professora visitante em universidades de Portugal, da França, da Argentina, da Espanha e do Haiti.

Sobre o Mestrado Acadêmico em Ensino

As aulas da primeira turma do Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) iniciam no segundo semestre de 2017 e ocorrerão no Campus Bagé da Unipampa. No primeiro processo seletivo, o curso recebeu 282 inscrições. Compareceram para a prova escrita 221 candidatos. O resultado da primeira etapa foi divulgado no dia 14 de junho e está disponível no site do curso. A homologação do resultado final com o nome dos aprovados será divulgada em 06 de julho. As matrículas devem ser feitas no período de 10 a 14 de julho de 2017.

Para o coordenador, Alessandro Bica, o diferencial do curso é “a possibilidade de formação continuada para interessados na área de ensino e não, essencialmente, professores”. Segundo o docente, os mestrados acadêmicos na área do ensino ou da educação, geralmente, são vinculados a professores que estejam atuando ou que tenham uma licenciatura. “A gente decidiu aceitar todo aquele que tivesse um curso superior para dar conta de uma demanda suprimida que a gente tem na região de outras universidades que tem no seu corpo docente bacharéis, engenheiros que não tenham curso de mestrado na área de ensino ou de educação”, afirma.

• Mestrado Acadêmico em Ensino