Início > Ppgedu da unipampa e representado durante ii encontro nacional de secretarios de programas de pos
Data de Publicação 17/10/2017 - 11:10 Atualizado em 17/10/2017 - 11:10 1286 visualizações

PPGEdu da Unipampa é representado durante II Encontro Nacional de Secretários de Programas de Pós-Graduação em Educação

No início deste mês, ocorreu, na Universidade Federal do Maranhã (UFMA), o II Encontro Nacional de Secretários de Programas de Pós-Graduação em Educação (Ensec). O evento contou com a participação de 63 secretários de diversas instituições, dentre elas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que foi representada pelo servidor Charles Eduardo da Cruz do Amaral, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) do Campus Jaguarão.

O evento foi realizado concomitantemente à 38ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e contou com a organização do Fórum de Secretários de Pós-Graduação em Educação da Região Sul (Forsec). O II Ensec teve como objetivo proporcionar visibilidade ao trabalho exercido pelos secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação e ampliar as discussões para congregar todos os secretários para as questões que envolvem a secretaria da Pós-Graduação em Educação nas mais diferentes regiões do Brasil.

A programação reuniu professores renomados como Andréa Barbosa Gouveia (UFPR); Edla Eggert (PUCRS); Danilo Romeu Streck (Unisinos/RS); Jefferson Mainardes (UEPG); Joana Paulin Romanowski (PUCPR); José Gonçalves Gondra (UERJ); Josenilson Guilherme de Araújo, técnico da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Lívia Schumann, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Lucídio Bianchetti (Unisc); e Tânia Maria Hetkowski (Uneb).

O professor Lucídio Bianchetti destacou que o trabalho dos secretários “situa-se no campo das mediações. Estar nesse campo significa responder perguntas, resolver impasses, solucionar questões angustiantes, orientar”. Bianchetti salientou, ainda, que “juntamente com o coordenador do Programa de Pós-Graduação, o secretário é alguém ‘sanduichado’ entre instâncias da universidade, do sistema educacional e categorias de pessoas”.

Para Amaral, a função à frente do PPGEdu necessita o domínio de um conjunto de conhecimentos, procedimentos e técnicas para viabilizar a atuação. Dessa forma, o secretário da pós-graduação adquire um perfil profissional com competências e habilidades que fundamentam sua ação e a tomada de decisões no programa de pós-graduação, em contínua transformação e autoavaliação a que são submetidas às exigências da avaliação quadrienal do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) brasileiro. “Precisamos estar presentes nestes encontros, pois a troca de experiências, as palestras e oficinas contribuem para o aprimoramento das atividades desenvolvidas e a inserção da Unipampa no cenário nacional”, enfatiza.

Com informações de Caroline Gonçalves Feijó e Charles do Amaral

• Evento ocorreu em São Luís, entre os dias 01 e 04 de outubro de 2017 - Foto: Divulgação
    • Unipampa participou do evento que reuniu representantes de 63 instituições - Foto: Divulgação