Início > Oportunidade unipampa esta com inscricoes abertas para tres cursos de graduacao distancia e
Data de Publicação 22/12/2023 - 15:43 Atualizado em 22/12/2023 - 15:53 10618 visualizações

Oportunidade: Unipampa está com inscrições abertas para três cursos de graduação a distância e gratuitos

Por Andriel Martinez, Flavia Andrade, Franceli Couto e Luciane Mancilia

Quem deseja começar uma graduação em 2024 em uma universidade federal, com cursos de excelência e totalmente gratuitos, deve aproveitar os três processos seletivos abertos pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As inscrições devem ser feitas, pela internet, até janeiro de 2024. São 492 vagas distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Letras - Português, Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Administração Pública.

Há oportunidade para ingresso no primeiro e no segundo semestre de 2024. As vagas são distribuídas em diferentes polos. As formas de ingresso variam conforme o edital de seleção de cada curso, sendo: ingresso por notas do ensino médio, processo seletivo complementar e chamada por nota do Enem. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Ingresso por Notas do Ensino Médio 2024 no curso de Licenciatura em Letras - Português EAD

Conforme o Edital nº 500/2023, está aberto o processo seletivo para o Curso de Licenciatura em Letras - Português EAD - Unipampa, ao todo, serão 300 vagas distribuídas nos polos Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e Santana do Livramento. Em cada um destes, serão destinadas 30 vagas para o primeiro e segundo semestre de 2024. Podem participar do processo seletivo todas as pessoas que concluíram o ensino médio e que tenham o histórico escolar ou comprovante de desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As vagas serão preenchidas com base em ações afirmativas que podem ser consultadas no Edital nº 500/2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), das 14h do dia 21 de dezembro até as 16h do dia 22 de janeiro.

No momento da inscrição, o candidato deve apontar o polo e semestre de preferência. A classificação se dará conforme a média das notas de Língua Portuguesa e Matemática, disponibilizadas durante a inscrição. Caso haja dúvidas sobre o processo seletivo, as secretarias acadêmicas dos polos envolvidos podem ser consultadas por meio dos endereços eletrônicos:

Informações sobre a documentação exigida e cronograma estão disponíveis no Edital nº 500/2023.

Processo Seletivo Complementar para o curso de Pedagogia EAD/UAB na Unipampa

O curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (EAD) da Unipampa está com inscrições abertas para ingresso através do Processo Seletivo Complementar. De acordo com o Edital 498/2023, foram disponibilizadas 42 vagas distribuídas nos polos de Camargo, Faxinal do Soturno, Itaqui, Quaraí, Santiago, Sarandi e São Sepé. As inscrições vão até o dia 21 de janeiro de 2024 e devem ser feitas pelo Portal do Candidato, de acordo com a modalidade escolhida: Segundo ciclo de Formação; Reopção de cursoTransferência voluntária ou Portadores de diploma.

O Processo Seletivo Complementar é promovido semestralmente, para ingresso nos semestres subsequentes, visando o preenchimento de vagas ociosas geradas em função de abandonos, cancelamentos e desligamentos. Mais informações podem ser obtidas no Edital 498/2023.

Curso de Administração Pública EAD está com 150 vagas abertas para ingresso com a nota do Enem

A Universidade Federal do Pampa está com processo seletivo aberto para a graduação em Administração Pública, também na modalidade a distância (EAD), com 150 vagas distribuídas em cinco polos. O candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2010 a 2023, e possuir nota equivalente ou superior a 300 pontos nas diferentes áreas do conhecimento da prova e na redação.

As inscrições têm início a partir das 14h do dia 22 de dezembro e vão até às 16h do dia 18 de janeiro de 2024. Para concorrer às vagas, basta acessar o portal do candidato. São 30 vagas para o polo Bagé; 30 vagas para o polo Cruz Alta; 30 vagas para o polo Restinga Seca; 30 vagas para o polo Rosário do Sul e 30 vagas para o polo Sapucaia do Sul. Os interessados ainda podem acessar o Edital nº 504/2023 para mais informações ou entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do Campus Santana do Livramento pelo e-mail: sec.acad.livramento@unipampa.edu.br.

Inscrições abertas para três cursos de graduação a distância e gratuitos