Início > Ouvidoria divulga o relatorio semestral
Data de Publicação 31/01/2023 - 12:25 Atualizado em 31/01/2023 - 12:33 507 visualizações

Ouvidoria divulga o relatório semestral

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Ouvidoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou neste mês o relatório semestral, referente ao período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2022, conforme prevê o Art. 6º da Resolução nº 320/2021 do Conselho Universitário. No segundo semestre de 2022, foram recebidas 180 manifestações, sendo que a maioria tratam-se de comunicações (65 registros). O relatório apresenta dados sobre pesquisa de satisfação, também algumas informações estão acessíveis a todos os cidadãos por meio dos Painéis desenvolvidos pela Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com a coordenadora da Ouvidoria, Diléia Maria, a maior parte das comunicações referem-se à: docentes, Educação Superior (ensino superior, graduação, pós-graduação, educação a distância e conduta discente), agentes públicos (servidores) e Trabalho (questões de trabalho em geral, Portarias de prédios, casos genéricos sobre servidores não específicos). Em relação ao Serviço de Informação ao Cidadão, foram registrados 51 pedidos de acesso à informação na Plataforma Fala.BR durante o segundo semestre de 2022. O Relatório Semestral está disponível no site da Ouvidoria.

A coordenadora destaca que a Ouvidoria passou a utilizar o módulo de triagem e tratamento do Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, considerando requisitos de segurança e rastreabilidade, bem como a mitigação de riscos na salvaguarda dos direitos dos manifestantes usuários de serviços. “Esse módulo possibilita a tramitação de manifestações de Ouvidoria pela Plataforma Fala.BR e atende à Portaria CGU nº 581/2021. Assim, as tramitações das manifestações de Ouvidoria para as áreas/unidades responsáveis pelas respostas ocorrem dentro da Plataforma Fala.BR”, explica ela. A implementação começou no Gabinete da Reitoria e nas Pró-reitoria, e, gradualmente, no segundo semestre de 2022, o uso foi expandido para todas as unidades da Universidade.
“Ressalta-se que, em cumprimento à Portaria CGU nº 581/2021, a Ouvidoria passou a informar a necessidade de certificação de identidade do (a) manifestante sempre que o tratamento e a resposta à manifestação implicar a entrega de informações pessoais ao próprio manifestante ou a terceiros por ele autorizados”, diz Maria. Conforme a normativa, a certificação da identidade ocorrerá: virtualmente, caso o manifestante possua login autenticado por meio do login único de acesso "gov.br" ou outro meio de certificação digital; ou presencialmente, por meio de conferência de documento físico apresentado pelo manifestante junto à unidade de ouvidoria.

Em relação ao Conselho de Usuários dos Serviços Públicos da Unipampa, a CGU orientou manter interação com os conselheiros, assim, com esse intuito a Ouvidoria disponibilizou uma enquete por meio da Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos, no período de 05 de agosto a 4 de novembro de 2022. A pesquisa foi disponibilizada aos conselheiros, alunos e servidores da Instituição, através de link acessível a todos que quisessem participar da enquete referente aos serviços públicos da Unipampa. Os resultados dessa pesquisa de interação, já foram compartilhados com os gestores, servidores, discentes e conselheiros cadastrados, e também estão disponíveis no site da Ouvidoria. Os interessados também podem se voluntariar a serem conselheiros do Conselho de Usuários Unipampa, por meio da Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

Venha fazer parte do Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Unipampa
Tags: Gestão