Início > Primeiro curso ead avaliado na unipampa obtem nota maxima pelo mec
Data de Publicação 05/05/2022 - 17:20 Atualizado em 05/05/2022 - 17:24 555 visualizações

Primeiro curso EaD avaliado na Unipampa obtém nota máxima pelo MEC

Por Micael dos Santos Olegário

O curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), via Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebeu, nesta segunda-feira, 2, nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC). A nota máxima, em uma escala de 0 a 5, foi obtida na primeira avaliação de um curso desta modalidade da Universidade. As atividades da Licenciatura em Pedagogia EaD/UAB começaram em 2018, com encerramento do primeiro ciclo em 2021, em plena pandemia, graduando mais de cem pedagogos. A graduação avaliada é ofertada no Campus Jaguarão em turno integral, com duração mínima de oito semestres, e com aulas em sete polos: Camargo, Cacequi, Gramado, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí e Rosário do Sul.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou o apoio das pró-reitorias, da Divisão de Educação a Distância e da equipe diretiva do Campus Jaguarão como partes fundamentais no sucesso do Curso de Pedagogia EaD/UAB. Roberlaine ressalta a importância da Universidade pública espraiar-se por regiões historicamente negligenciadas pela oferta de cursos superiores gratuitos. Segundo ele, a oferta na modalidade a distância se torna ainda mais relevante em regiões onde a presencialidade é difícil no dia a dia. Por essa razão, Roberlaine comemora a qualidade da graduação e parabeniza os prefeitos e as coordenações dos polos UAB onde o curso foi ofertado. O reitor ainda afirma que a oferta de Pedagogia EaD/UAB continuará com a mudança da sede para o Campus Itaqui no próximo semestre, e, em breve, novos editais de ingresso serão abertos.

O atual coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD/UAB, professor Maurício Vieira, elenca um conjunto de fatores que propiciaram a qualidade e a nota obtida, mesmo com um cenário de dificuldades que a pandemia deixou nos últimos dois anos. Vieira salienta o alto grau de profissionalismo de tutores, coordenadores de tutoria, docentes e equipe multidisciplinar, que foram essenciais para o sucesso do projeto. De acordo com o docente, o curso foi comprometido com as mudanças dos últimos anos e torna-se referência para a universidade como o primeiro curso reconhecido com a nota máxima na modalidade a distância. “Parabéns a todos os envolvidos, cada um colocou o seu melhor, e edificou o caminho da EaD na instituição, construindo sonhos e transformando-os em realidade”, finaliza o professor Vieira. 

Segundo o pró-reitor de Graduação Pro tempore, César Cristaldo, a nota obtida pelo curso é fruto de um trabalho muito bem articulado entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a coordenação da UAB. A professora Fabiane Flores Penteado Galafassi, coordenadora substituta do curso de Pedagogia EaD/UAB, destaca a importância do Moodle e de todos os investimentos que a Universidade fez para que o curso pudesse ocorrer, garantindo a qualidade da oferta e o pioneirismo da Federal do Pampa. 
 

Com informações de Maurício Vieira

 

    • Ilustração com fundo azul e frase: Pedagogia EaD obtém conceito máximo em avaliação do MEC na Unipampa e ícone com conceito 5
      Curso de Pedagogia EaD/UAB da Unipampa é avaliado com nota máxima pelo MEC