Início > Programa de iniciacao docencia da unipampa tem inscricoes abertas
Data de Publicação 30/09/2022 - 16:04 Atualizado em 30/09/2022 - 17:26 931 visualizações

Programa de Iniciação à Docência da Unipampa tem inscrições abertas

São 210 vagas para estudantes de 17 cursos de licenciatura
Por Micael dos Santos Olegário

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas. A iniciativa busca selecionar estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura da Unipampa para atuarem como bolsistas e voluntários em escolas públicas. O Pibid oferece 210 vagas em 17 cursos de licenciatura de oito campi da instituição. Estudantes interessados/as devem se inscrever pelo Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) até o dia 7 de outubro.

O programa valoriza o magistério e estimula a formação de futuros/as professores/as. Por meio do Pibid, discentes de licenciatura podem conhecer o cotidiano de escolas públicas, o que lhes proporciona oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. As vagas do Pibid estão divididas em 168 vagas para discentes com bolsa, e 42 vagas sem bolsa. O quadro de vagas, cursos e subprojetos/núcleos de atuação podem ser conferidos no Edital n° 302/2022.

O processo seletivo será realizado por meio de uma carta de intenções a ser enviada pelos/as candidatos/as no momento da inscrição. O processo seletivo também prevê vagas prioritariamente destinadas às ações afirmativas. O valor da bolsa, a ser paga pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é de R$400, com início das atividades dos/as bolsistas a partir de novembro de 2022.

Confira todos os detalhes sobre o processo seletivo no Edital do Pibid.

Card com fundo azul sobre o programa de bolsa de iniciação à docência da Unipampa