Início > Projeto de pesquisa da unipampa e contemplado em edital da fapergs
Data de Publicação 26/10/2021 - 18:25 Atualizado em 26/10/2021 - 18:25 1246 visualizações

Projeto de pesquisa da Unipampa é contemplado em edital da Fapergs

Proposta envolve pesquisa e inovação na educação
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, teve um projeto contemplado no Edital nº 03/2021, publicado em caráter inédito pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na área de pesquisa e inovação na educação, o projeto aprovado é intitulado “Neurociência aplicada à aprendizagem (remota): inovação pedagógica e qualificação das estratégias metodológicas adotadas no ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental”.

A proposta envolve professores, alunos e colaboradores do Programa POPNEURO, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unipampa, além de colaboradores externos. Coordenado pela professora Pâmela B. Mello-Carpes, a proposta também envolve os professores da Unipampa: Elena Maria Billig Mello, Felipe P. Carpes e Liane da Silva de Vargas. Também integram os pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Diana Paula Salomão de Freitas, Helenara Plaszewski e Priscila Sosa.

Pela proposta envolver a realização do projeto de pesquisa e inovação junto à Educação Básica, a professora Pâmela salienta a importância dos recursos para que seja possibilitada a execução. A previsão é que as atividades com professores e estudantes ocorram em 2022. O projeto será realizado durante 18 meses em escolas públicas de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, envolvendo professores e estudantes dos sextos e sétimos anos finais do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenadora do projeto, serão propostas duas ações principais, as quais envolvem atividades de formação de professores em neurociência aplicada à aprendizagem (especialmente remota); e, atividades integrativas dos professores e estudantes em sala de aula virtual para análise das metodologias inovadoras de ensino.

A formação de professores se dará a partir de um curso denominado “Neurociência aplicada à aprendizagem (remota)”. A organização do curso é proposta em encontros que terão por objetivo introduzir a neurociência e sua importância para a aprendizagem (remota), discutindo aspectos neurobiológicos relacionados ao currículo, à aprendizagem, ao ambiente escolar, ao ensino online, ao uso de tecnologias e estratégias inovadoras, e à adolescência.

A fase da vida na qual os/as estudantes dos anos finais do ensino fundamental geralmente entre os 11 e 14 anos, estão está no interstício entre a infância e a adolescência propriamente dita. Características da adolescência, como a reatividade à recompensa, a tolerância à incerteza, e avaliações experimentais de valor e risco podem estar presente nesta fase, e a compreensão das bases neurobiológicas destas características auxilia o processo ensino-aprendizagem. A partir do início de 2020, com o advento da pandemia da COVID-19, a adoção do ensino remoto foi necessária, e trouxe consigo uma série de desafios, que vão desde o acesso digital de professores e estudantes, até o conhecimento de tecnologias e práticas de ensino online e a escolha de metodologias adequadas, que considerem este contexto, associado as características dos estudantes.

Considerando a faixa-etária desses estudantes, a professora Pâmela salienta os problemas e desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e a importância de se conhecer este novo cenário das aulas remotas através de formação profissional. Para a docente, “a inovação pedagógica pressupõe uma transformação da realidade ao propor que estudantes e professores sejam protagonistas na mudança do processo de ensinar e aprender. A neurociência, por sua vez, contribui na proposta de mudanças que considerem os processos neurais que são importantes para a educação, como o processo ensino-aprendizagem remoto”.

Saiba mais sobre o curso

O programa preliminar do curso “Neurociência Aplicada à Aprendizagem (remota)”, que será aplicado com professores do ensino básico, envolve, dentre outras temáticas: organização geral do Sistema Nervoso (SN) – noções básicas de anatomia funcional e funcionamento do cérebro; a(s) adolescência(s) e a transição biológica, social, afetiva e cognitiva; importância da atenção e emoção para a aprendizagem e desenvolvimento; influenciais sociais, hormonais, entre outras sobre a aprendizagem e desenvolvimento integral; dificuldades de aprendizagem, diferentes ritmos de aprendizagem, transtornos, deficiências e defasagem escolar; as contribuições da neurociência nas práticas pedagógicas no ensino remoto; materiais pedagógicos, ferramentas e práticas de ensino remoto voltadas para a aprendizagem significativa a partir dos conhecimentos acerca do funcionamento do cérebro; inovação pedagógica e tecnológica e a neurociência aplicada à aprendizagem remota.

Para saber mais, acompanhe o Programa POPNEURO no Instagram e Facebook.

• Linha do tempo do projeto “Neurociência aplicada à aprendizagem (remota): inovação pedagógica e qualificação das estratégias met
      Linha do tempo do projeto “Neurociência aplicada à aprendizagem (remota): inovação pedagógica e qualificação das estratégias metodológicas adotadas no ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental” (Fonte: divulgação)