Início > Relatorio de gestao integrado e divulgado pela unipampa
Data de Publicação 03/05/2021 - 17:21 Atualizado em 03/05/2021 - 17:21 685 visualizações

Relatório de Gestão Integrado é divulgado pela Unipampa

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Pró-reitoria de Planejamento e Infraestrutura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou no último mês o Relatório de Gestão Integrado – exercício 2020. O documento é uma prestação de contas anual apresentado aos órgãos de controle interno e externo e à sociedade.

De acordo com o relatório foram investidos R$ 12.337.644,95. Com pessoal e encargos sociais a cifras foram de R$ 279.987.026,52 e em outras despesas correntes o valor é de R$ 62.878.255,63. O total em recursos financeiros chega a R$ 355.202.927,10. Ainda segundo o documento, até o final de 2020 a Unipampa contava com 866 docentes efetivos, 892 técnico-administrativos, 57 professores substitutos e 311 funcionários terceirizados.

Na graduação, o texto aponta que foram ofertadas 3.125, tendo 2.642 ingressantes, 402 diplomados. Na pesquisa e pós-graduação foram aplicados R$ 6.720.571,94 e ofertadas 300 bolsas de iniciação cientifica e tecnológica, lançadas 17 patentes e registros. A Unipampa teve 37 egressos Lato Sensu, 75 novos mestres e 9 novos doutores.

O documento mostra que na extensão foram 642 atividades registradas, R$ 800.000,00 de recursos aplicados, tendo atingido 13.048 pessoas e com 135 propostas contempladas. Na assistência estudantil foram atendidos 3.181 alunos com R$ 8.365.055,02 de recursos aplicados.

Para o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, tempos difíceis geram grandes desafios, o que motivo a seguir em frente. “Foi isso que fizemos. O momento pandêmico interrompeu o trabalho presencial dos servidores, técnicos e docentes, com raras exceções, para aqueles serviços essenciais que não poderiam ser suspensos de forma alguma. Assim aprendemos a fazer nossas atividades rotineiras de nossos próprios lares, do ambiente doméstico que passou a ser também nosso espaço profissional. Pouco a pouco estabelecemos as atividades rotineiras a que estávamos acostumados e aprendemos a lidar com o novo normal, atendendo as demandas de forma semelhante a que se estivéssemos presentes, uns com os outros, interagindo através de reuniões virtuais”, contou Jorge sobre o ano de 2020.

O reitor ainda explica que desde o início aplicou as boas práticas de gestão na UNIPAMPA, começando pela alteração significativa da estrutura organizacional. “Ao longo dos anos em que a Instituição foi se consolidando, foram sendo criadas unidades administrativas sem o respectivo cargo de direção ou função gratificada a que teria direito a chefia. Suprimimos, unificamos e reestruturamos coordenadorias, divisões e núcleos vinculados à Reitoria, com equanimidade na outorga de CD/FG, o que tornou a organização mais enxuta e contribuiu com a melhoria na tomada de decisões”.

O professor ainda finaliza: “vamos seguir esta reestruturação nos dez campi, a partir das novas gestões eleitas. Além disso, radiografamos os fluxos internos e começamos um árduo esforço por normatizá-los, de modo que todos envolvidos tenham maior clareza do funcionamento. As boas práticas de governança implicaram maior envolvimento entre os setores, de modo a evitarmos erros e procurarmos sempre a melhor decisão”.

Publicações relacionadas - Relatório de Gestão Integrada - exercício 2020

Tags: Gestão